23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC5.13 - SAÚDE MENTAL E TRABALHADORES: DEBATES SOBRE IMPACTOS DA COVID-19 |
39083 - AÇÕES EM SAÚDE MENTAL PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA LINHA DE FRENTE DO COMBATE À PANDEMIA DA COVID-19 KLEIZE ARAÚJO DE OLIVEIRA SOUZA - UEFS, NATHÁLIA DE OLIVEIRA SILVA - UEFS, LUCIANE C. FELTRIN DE OLIVEIRA - UEFS, JULIANA ALVES LEITE LEAL - UEFS, SILVÂNIA SALES DE OLIVEIRA - UEFS, THIAGO DA SILVA SANTANA - UEFS
Apresentação/Introdução A Covid-19 é uma doença causada pelo SARS-CoV-2, caracterizada especialmente por infecções respiratórias. O cenário atual evoca estressores contínuos à prática dos profissionais de saúde e tem levado os mesmos à vivências de forte pressão psicológica e desgaste emocional. Sendo assim, proteger a saúde mental desses trabalhadores torna-se essencial no contexto da pandemia.
Objetivos Identificar ações em saúde mental direcionadas para profissionais de saúde que atuaram na linha de frente no combate à pandemia da COVID-19, no mundo.
Metodologia Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura. A seleção dos artigos foi realizada por meio dos descritores “COVID- 19”, “mental health” e “health personnel” na base de dados Portal Medline/Pubmed. Como critérios de inclusão utilizou-se artigos completos, editoriais, publicados em 2020, relacionados à intervenções de saúde mental voltados a profissionais de saúde que estão atuando no combate à pandemia. Foram selecionados 20 artigos. Para extração de informação dos estudos utilizou-se a adaptação do instrumento validado por Ursi (2005). Os resultados foram analisados através da Análise de conteúdo de Bardin (2001).
Resultados Os estudos analisados apresentam de forma consistente um conjunto de ações de promoção, proteção e assistência à saúde mental dos profissionais da linha de frente, promovendo intervenções em diferentes níveis, a partir de necessidades identificadas em diferentes contextos, sendo possível identificar ações indiretas e diretas em saúde mental. As ações indiretas têm caráter de prevenção e promoção da saúde, como mudanças no ambiente de trabalho. Já as ações diretas são ações de assistência à saúde mental, a partir da necessidade ou não de uma equipe de especialistas. Esse conjunto de ações contribuíram na proteção e assistência a profissionais de saúde durante o combate à pandemia.
Conclusões/Considerações Reconhecer a importância do cuidado à saúde mental dos profissionais de saúde da linha de frente do combate à pandemia de COVID-19 é imprescindível à saúde dos mesmos a curto, médio e longo prazo, e, especialmente. Para tanto, os gestores precisam estar sensíveis a respeito do impacto da pandemia à saúde mental dos profissionais que tem atuado na linha de frente a fim de que ações deste tipo possam ser implementadas.
|