Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC5.10 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

43984 - REIKI À DIST NCIA DURANTE A PANDEMIA - UMA NOVA TECNOLOGIA PARA O SUS
FATIMA SUELI NETO RIBEIRO - UERJ, FERNANDA DA MOTTA AFONSO - UERJ, CAMILA FERREIRA - UERJ, AMANDA FLORENTINO - UERJ


Período de Realização
Entre abril de 2020 e dezembro de 2021 o SUS se inventou para enfrentar a sindemia de SARS Covid 19.

Objeto da experiência
A Sindemia e o distanciamento social motivaram profissionais, universidade e movimentos sociais a oferecer terapia à distância à profissionais de saúde.

Objetivos
Descrever a oferta de Reiki a Distância, terapia prevista na Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no município do RJ como estratégia de resposta técnica aos diversos agravos decorrentes da Sindemia, do isolamento e da falta de atendimento presencial nas unidades de Saúde



Metodologia
Reiki é uma prática de imposição de mãos que canaliza a energia universal com vistas a restabelecer o equilíbrio da energia vital. Esta prática pode se dar presencialmente ou à distância. A partir de 2020 foi adotado o envio diário de Reiki a distância por profissionais de saúde e voluntários em horário noturno pré-definido, a partir da solicitação via grupo de WhatsApp. Em 2020 previu os profissionais de saúde do município do RJ e seus familiares, mas em 2021 foi restrito aos profissionais.



Resultados
No ano de 2020 entre abril e novembro, foram realizados 42.614 atendimentos oferecidos a profissionais da saúde e seus amigos e familiares cadastrados no grupo de WhatsApp. Com 63% de mulheres e 57, 2% entre 20 e 60 anos. No ano de 2021 foi restrito aos profissionais de saúde e reduziu para 4.618 atendimentos, com 66,6% e 87,6% de mulheres, entre 20 e 40 anos, respectivamente. A queixa mais relevante foi ansiedade.



Análise Crítica
As dificuldades de manutenção dos cuidados presenciais durante a pandemia aliado ao aumento dos distúrbios psíquicos decorrentes da pandemia e do isolamento social suscitaram o uso de PICS e, em particular, do Reiki como forma de garantir o cuidado. Uma inovação nas práticas do SUS que apresentaram excelente adesão e demandam ampliação e continuidade.

Conclusões e/ou Recomendações
A atenção aos profissionais de saúde se mostrou muito efetiva e identificou a necessidade da ampliação do cuidado à família. Orienta o SUS à redimensionar o usuário em todos os níveis de atenção e incluir a unidade familiar na atenção em saúde. Além disso, evidenciou a potência das PICS na ampliação e efetivação da integralidade, em especial no momento de sindemia quando não apenas uma doença, mas um conjunto delas afetam a sociedade.