23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC5.10 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
41726 - O USO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS) NAS CINCO REGIÕES DO PAÍS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 MARIA VICTORIA DE JESUS MESQUITA PALAZZO - FMP/UNIFASE, CRISTIANO SIQUEIRA BOCCOLINI - FIOCRUZ - RJ, ISLÂNDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - FIOCRUZ-PE, PATRÍCIA DE MORAES MELLO BOCCOLINI - FMP/UNIFASE
Apresentação/Introdução As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) possuem uma política que visa a integração de sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos (também chamados de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa MT/MCA), a PNPICS. Atualmente, o Sistema Único de Saúde oferece 29 PICS, as quais se destacaram na promoção de saúde e de bem-estar durante a pandemia de COVID-19.
Objetivos Avaliar o uso de PICS no cenário pandêmico brasileiro, descrevendo as especificidades de cada região, no intuito de subsidiar políticas públicas que orientem o uso adequado dessas terapias, bem como suas potencialidades e limitações.
Metodologia Trata-se de inquérito epidemiológico de base populacional conduzido por meio de questionário eletrônico para avaliação do uso de PICS entre adultos brasileiros (18 anos ou mais) durante a pandemia de Covid-19. A coleta de dados ocorreu entre agosto e dezembro de 2020, com amostragem tipo “respondent driven sample” com sementes selecionadas em cada unidade da federação que se responsabilizaram em repassar o questionário para contatos de diferentes estratos socioeconômicos, os quais repassaram para outros três contatos ou mais, e assim em diante. A amostra foi calibrada e pós-estratificada, sendo atribuídos pesos amostrais para cada respondente.
Resultados A população de estudo foi formada por 12.136 indivíduos, sendo que 61.75% relataram usar uma ou mais PICS. O Nordeste teve a menor prevalência (45,58%) enquanto o Centro-Oeste teve a maior (71,01%). Em relação ao tipo de PICS, no contexto pandêmico brasileiro, as mais frequentemente relatadas foram: meditação (28,21%), fitoterapia (28,19%), reiki (21,70%), aromaterapia (16,5%) e homeopatia (14,58%). Considerando as duas PICS mais utilizadas por região, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste as plantas medicinais e meditação foram as mais utilizadas. No Sul, o reiki e a meditação foram as duas PICS mais utilizadas.
Conclusões/Considerações De acordo com a análise, as PICS foram amplamente utilizadas durante a pandemia de Covid-19, com prevalências distintas de acordo com cada região do país. Os resultados da PICCOVID ajudam a compreender e avaliar o uso das diferentes terapias complementares, o que poderá subsidiar políticas públicas orientando o uso adequado, suas potencialidades e limitações, como também estimular novos estudos.
|