Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.9 - VACINAÇÃO E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

44453 - VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA 20ª ÁREA DESCENTRALIZADA DE SAÚDE, CRATO/CE
VALDILIA RIBEIRO DE ALENCAR ULISSES - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, ADEMAR MAIA FILHO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, FERNANDA RIBEIRO DA SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, CÍCERA GEORGIA BRITO MILFONT - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, CAMILLA YTALA PINHEIRO FERNANDES - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, TONNY MEDEIROS ALVES - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, CAIK FERREIRA SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, JESSYCA MOREIRA MACIEL - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, ANNA FLORENÇA ARAUJO PINHO - ÁREA DESCENTRALIZADA DE SAÚDE DO CRATO/CE, VERA LÚCIA SOARES E SILVA - ÁREA DESCENTRALIZADA DE SAÚDE DO CRATO/CE


Período de Realização
Entre os meses de março a maio de 2022

Objeto da experiência
Sistema de Notificação de Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV) em Crato – CE.

Objetivos
Identificar e discutir os eventos adversos das vacinas produzidas para a COVID-19; Analisar dados de Notificação de EAPV em Crato – CE, no Sistema e-SUS Notifica; Rankear as vacinas e os EAPV e suas implicações na saúde da população.


Metodologia
Mediante apresentação da rotina do setor de imunização da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Ceará, que monitora o e-SUS Notifica a fim de identificar os casos de eventos adversos nos municípios atendidos, nós, Residentes Multiprofissionais em Saúde Coletiva analisamos o perfil apresentado após a administração das vacinas da COVID-19 construindo um ranking da relação Vacina X Evento Adverso que facilita o entendimento dos casos e direciona o planejamento de ações e procedimentos.

Resultados
Com a pandemia da COVID-19 desenvolveram-se diferentes tecnologias de vacinas contra o SARS-CoV-2. Em Crato, foram encerrados 110 casos entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Apresentaram maior número de notificações de EAPV: AstraZeneca/Covishield (78); CoronaVac/Sinovac/Butantan (24); Pfizer/BioNTech (7); e Janssen/Johnson & Johnson (1) respectivamente. Crato está entre os 12 municípios cearenses que realizaram a investigação de EAPV em tempo oportuno, em 2021.

Análise Crítica
Vacinas contra o Sars-Cov-2, para serem administradas em humanos, devem demonstrar segurança, poucos efeitos colaterais e eficácia. Na emergência que vive o mundo, algumas delas foram comercializadas antes de se estabelecer estes critérios (GUIMARÃES, 2020). Observamos que o sistema possui dados como: metas de cobertura vacinal estimadas e atingidas, tipos de vacinas, e, os efeitos adversos. O monitoramento é importante por ampliar a eficácia das Ações de Vigilância Epidemiológica de EAPV.

Conclusões e/ou Recomendações
Muitos casos não concluídos foram notificados com mais de 48h, e não apresentam evidências. A Vigilância Epidemiológica de EAPV é fundamental para controle de imunizações, especialmente no momento pandêmico vivenciado. O surgimento de novas vacinas ao tempo que fortalece as ações de imunização, pode provocar medo e desconfiança na população, sendo necessário esclarecimentos sobre EAPV, segurança e eficácia das vacinas.