Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.9 - VACINAÇÃO E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

39444 - VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: O CENÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ
SILVIA CRISTINA GUIMARAES CARDOSO - UNIFOR, CAIO MENDES MAIA - UNIFOR, LAYSA MINNELLE TAVORA DE BRITO - UNIFOR, LUCAS ALESSANDRO MACEDO TAVARES CRUZ - UNIFOR


Apresentação/Introdução
A pandemia da COVID-19 exigiu a implantação da vacinação contra a COVID-19 no mundo. No Ceará a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação pelos grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde, começando pelos profissionais de saúde, passando pelos idosos em instituição até a população em geral decrescendo até 5 anos. Conforme o plano operacional a meta era vacinar 100% de cada grupo.

Objetivos
Analisar e descrever a implantação e os índices da vacinação contra a COVID-19 no Estado do Ceará como estratégia de imunização ativa.

Metodologia
A pesquisa foi desenvolvida por meio do método científico ecológico, de origem descritiva e abordagem quantitativa da análise de dados secundários. Com intenção de descrever situações no contexto social e ambiental da saúde populacional. Culminou na descrição da análise dos dados no período de janeiro de 2021 a maio de 2022, relativos à vacina da COVID-19. Os dados foram coletados no site da Secretaria de Saúde do estado https://www.saude.ce.gov.br/vacinometro, e disponibilizados por meio de banco de dados de domínio público. Foram consideradas as variáveis (%) de indivíduos vacinados com a primeira e segunda dose, vacinados com a dose de reforço por faixa etária e grupos de risco.

Resultados
O Ceará vacinou cerca de 8.196.572 indivíduos com a primeira dose, o equivalente a 94,07% de sua população, na segunda dose foram vacinados 7.955.873, 89% da população. A dose de reforço apresentou índices mais baixos quando comparado as outras duas 52,66% da população foi vacinada. A faixa etária que apresentou menor índice de vacinação foi das crianças e adolescentes com idade de 5 a 11 anos. Foram vacinados com primeira dose 74% e segunda dose com 44%. Não houve distribuição da dose reforço para esta faixa etária, como também a faixa etária de 12 a 18 anos. Os indivíduos acima de 60 anos apresentaram um índice vacinação acima 95% nas duas doses.

Conclusões/Considerações
Em meio a um dos maiores desafios da história da saúde no Brasil e no mundo, a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará não poupou esforços para imunização total de sua população contra a Covid-19. O avanço da imunização tem fortalecido a luta contra o coronavírus, contribuindo para reduzir o número de casos mais graves e também de óbitos no estado.