Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.7 - IMPACTOS SAÚDE E RESTRUTURAÇÃO DE SERVIÇOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVD-19

40057 - REESTRUTURAÇÃO EM UM SERVIÇO DE FARMÁCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19
ISABELLA CRISTINA LOPES DE SOUSA - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA/ENSP/FIOCRUZ, PAULA ARAÚJO VAHIA DE ABREU - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA/ENSP/FIOCRUZ, RITA TORRES SOBRAL - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA/ENSP/FIOCRUZ, JANAINA RANGEL DE LIMA PORTO PINTO - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA/ENSP/FIOCRUZ, HATTANA BERNARDO BORGONGINO - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA/ENSP/FIOCRUZ, QUÉZIA DE ORNELLAS SOARES - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA/ENSP/FIOCRUZ, PATRÍCIA DE SALES CORREA - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA/ENSP/FIOCRUZ


Período de Realização
A alteração no processo de trabalho teve início em março de 2020 e perdurou até novembro de 2021.

Objeto da experiência

O objeto da experiência consistiu nas intervenções realizadas pelo Serviço de Farmácia no fluxo de dispensação de medicamentos aos usuários.



Objetivos
As ações desenvolvidas tiveram como objetivo a redução da circulação de pessoas na unidade, em especial na área de dispensação da Farmácia, e desse modo, garantir a segurança individual e coletiva dos profissionais e usuários, viabilizando a continuidade do acesso aos medicamentos essenciais.

Metodologia
Foram estabelecidas estratégias de cunho estrutural, administrativo e organizacional. Além de novos parâmetros administrativos na dispensação de medicamentos, adotar melhores condições de trabalho, reforçar as medidas de proteção individual e coletiva, e promover mudanças estruturais na área física da Farmácia e nos fluxos operacionais, otimizou o atendimento, possibilitando um serviço viável e digno para os profissionais e usuários frente a demanda de isolamento social no contexto pandêmico.



Resultados
A reestruturação da dispensação de medicamentos no serviço demonstrou eficiência no enfrentamento a pandemia. Reduziu o tempo de permanência dos usuários na unidade, possibilitou manter as ações básicas de assistência à saúde, além de garantir o direito à Assistência Farmacêutica no território. As mudanças realizadas geraram um ambiente mais saudável e acolhedor, e no período da experiência nenhum trabalhador da Farmácia adoeceu.

Análise Crítica
O modo como enfrentamos a pandemia e como os distintos grupos sociais (nas classes e suas frações, raça e gênero) são afetados por ela, estão ligados ao arranjo estrutural do sistema vigente, sobretudo na sua versão neoliberal, redutora da face pública do Estado e das políticas sociais, com efeitos deletérios para os direitos sociais. Uma crise desse tamanho, que gera danos muitas vezes não relacionados diretamente à saúde, mas que têm ação sobre ela, reforça o papel social da Atenção Primária.



Conclusões e/ou Recomendações
Percebeu-se que a ação de reorganização dos fluxos de trabalho desencadeou a identificação de outras ações necessárias. Esse processo mostrou novas possibilidades de atuação da Farmácia, assim como, evidenciou desafios a serem enfrentados para defender a universalidade, a integralidade e a equidade, princípios históricos do SUS. A experiência serviu para potencializar o acesso aos medicamentos e pode auxiliar em futuras demandas emergenciais.