Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.6 - COVID-19, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CUIDADOS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

42386 - PROJETO “# PARTIU TESTAGEM NAS ESCOLAS”: VIGILÂNCIA ATIVA DA COVID-19 NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA.
RAMON DA COSTA SAAVEDRA - SESAB/SUVISA/DIVEP, DANIELE RIBEIRO DE SOUZA - SESAB/SUVISA/DIVEP, GABRIEL MURICY CUNHA - EPISUS/SVS/MS, DANIELLI NUNES DE OLIVEIRA COSTA - SESAB/SUVISA, JUSSARA LAGOS DE OLIVEIRA SILVEIRA - SESAB/SUVISA/LACEN, CARLOS ANDRÉ NASCIMENTO RAMOS - SESAB, ÉFREN DE MELO FERREIRA - SESAB/SUVISA, FELIPE BARROS DE SOUZA - SESAB/SUVISA


Período de Realização
De outubro de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Monitoramento da circulação do vírus SARS-CoV-2 nas escolas públicas do estado da Bahia.

Objetivos
Detectar precocemente casos positivos de COVID-19 em ambientes escolares e minimizar o risco da ocorrência de surtos, garantindo o retorno seguro às atividades educativas presenciais.

Metodologia
Ciclos de testagem nas escolas públicas do estado, com coleta de amostras para exame biomolecular por RT-PCR e/ou teste rápido de antígeno em estudantes e funcionários que estejam participando das atividades presenciais. Foi realizado em dois momentos, o primeiro em outubro a novembro de 2021, e o segundo de março até os dias atuais de 2022. Para os casos positivos identificados foram adotados protocolos e fluxos preconizados para vigilância epidemiológica e assistência aos casos de COVID-19.

Resultados
No projeto piloto, em 2021, 385 municípios manifestaram interesse em participar. O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia (LACEN-BA) recebeu 8.327 (29%) amostras tipo RT-PCR relacionadas ao projeto, e 84 (1%) apresentaram resultado detectável. No segundo momento do projeto, até o dia 17 de maio de 2022, 362 municípios manifestaram interesse e 522 escolas participaram do projeto. Foram realizados 30.561 exames (RT-PCR e TR-Ag) e 228 (0,7%) apresentaram resultado detectável.

Análise Crítica
O projeto representa agenda intersetorial positiva entre os setores Saúde e Educação que possibilita o monitoramento oportuno do cenário epidemiológico da COVID-19 em ambientes escolares. A estratégia é entendida como garantia adicional de que as escolas retomem as atividades com segurança. Para tanto, é fundamental que os resultados laboratoriais sejam acompanhados pela vigilância epidemiológica, de forma a garantir medidas pertinentes de prevenção e controle da COVID-19 em tempo oportuno.

Conclusões e/ou Recomendações
Casos positivos de COVID-19 devem ser monitorados e acompanhados via linha do cuidado pré-estabelecida nas redes de vigilância e assistência à saúde. A ocorrência de surtos deve proporcionar a investigação epidemiológica imediata para identificação da magnitude e dispersão dos casos no ambiente escolar. Medidas de isolamento social e quarentena devem ser adotadas conforme diretrizes dos protocolos sanitários para retomada das aulas presenciais.