Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.6 - COVID-19, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CUIDADOS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

41147 - PANDEMIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O DESAFIO NA CAPACITAÇÃO DE AGENTES DO CONSULTÓRIO NA RUA
DALILA VILELA OLIVEIRA COSTA - UFSCAR, TATIANA FERRAZ DE ARAÚJO ALECRIM - UFSCAR, DEBORA CHERCHIGLIA DE MORAIS ARAÚJO - UFSCAR, GIOVANNI CAMPAGNUCI ALECRIM DE ARAÚJO - UFSCAR, ANELISA SOARES DE ALMEIDA - UFSCAR, FERNANDA BRADBURY - UFSCAR, SIMONE TERESINHA PROTTI-ZANATTA - UFSCAR


Período de Realização
Este trabalho foi realizado no período de maio de 2020 a novembro de 2021 na cidade de São Paulo.


Objeto da experiência
Agentes de saúde na rua (ASR) que integram as equipes de consultório na rua da região sudeste do município de São Paulo.

Objetivos
Capacitar os agentes de saúde das equipes de consultório na rua, acerca de estratégias de prevenção, rastreio, busca ativa, acompanhamento e monitoramento de pessoas em situação de rua frente ao risco de adoecimento por Covid19.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência profissional com características qualitativas de natureza descritiva, com recorte temporal transversal. O presente relato descreve a educação em saúde junto aos agentes de saúde da rua (ASR) da região sudeste do município de São Paulo, visando a qualificação de suas práticas. As atividades de capacitação, foram desenvolvidas a partir de reuniões, discussão de casos, treinamentos teóricos, demonstrações e o desenvolvimento de um checklist.

Resultados
Considerando o cenário epidemiológico e a doença causada pelo novo coronavírus (Covid19) a capacitação dos agentes de saúde que atuam nas equipes de consultório na rua foi primordial para a prevenção, reconhecimento do quadro clínico e cuidado singular. A elaboração de um checklist, com os sinais e sintomas da doença, possibilitou identificar precocemente os casos suspeitos, discuti-los com a equipe técnica, bem como realizar a articulação e o acesso à rede de saúde em tempo oportuno.

Análise Crítica
Os agentes de saúde na rua que participaram desta narrativa são ex-moradores de rua, este fato propicia maior trânsito no território adscrito e a vinculação com as pessoas em situação de rua, contribuindo fortemente para o conhecimento acerca do coronavírus de modo a promover maior qualidade no cuidado prestado à população em situação de rua. Contudo, o fato de não possuírem formação específica na área da saúde, desperta na equipe a necessidade de fomento de ações de educação em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Considerando que a pandemia de Covid19 contribuiu para o fortalecimento das iniquidades sociais e sanitárias das pessoas em situação de rua, a qualificação dos agentes de saúde na rua que atuam junto as equipes de consultório na rua tornou-se essencial para a promoção de intervenções precoces, manejo do cuidado, mitigação da cadeia de transmissão viral e para a redução de mortes.