21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC5.5 - REFLEXÕES SOBRE RAÇA, CLASSE E DESIGUALDADES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 |
39858 - ITINERARIO TERAPEUTICO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BOA VISTA, ALTO TROMBETAS, PARA LÍBIA DANIELE OLIVEIRA JATY - UFOPA, ISABELA GABRIELLE DE SOUSA DOS SANTOS - UFOPA, GEÍSA CORDEIRO DOS SANTOS - UFOPA, RUI MASSATO HARAYAMA - UFOPA, JOÃO PAULO SOARES DE CORTES - UFOPA
Apresentação/Introdução O itinerário terapêutico é o movimento do paciente em busca de cuidado em saúde, ele considera todos os procedimentos envolvidos na busca terapêutica, desde o surgimento do quadro clínico até os diversos serviços de saúde que o indivíduo perpassa. Durante a pandemia, surgiram muitos desafios para a saúde, incluído impactos no itinerário terapêutico das populações tradicionais.
Objetivos Investigar os itinerários terapêuticos dos moradores da comunidade quilombola Boa Vista durante a pandemia de Covid-19.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada na comunidade quilombola Boa Vista, localizada no alto do Trombetas, no município de Oriximiná-PA. A pesquisa foi realizada no mês de agosto de 2021. Participaram da entrevista moradores do grupo de risco da covid-19, divididos em hipertensos, diabéticos, PCD, gravidas ou puérperas, afim de identificar os desafios enfrentados pela comunidade no acesso a serviços de saúde nesse contexto de pandemia. A coleta de dados, foi realizada a partir de entrevistas com os moradores, com perguntas abertas. Para os resultados utilizou-se a análise de discurso.
Resultados A busca por atendimento é realizada por meio de embarcações (rabeta, barco ou lancha) até Porto trombetas, onde são atendidos no ambulatório de forma biomédica. Em situações de atendimentos complexos, são encaminhados para o Hospital de Trombetas ou para a cidade de Oriximiná, onde a busca por atendimento é feita no Hospital Municipal. Durante a pandemia houve suspensão de serviços para a priorização da covid, os moradores optaram pelo uso da medicina tradicional e remédios caseiros e havia uma barca de internação para os casos confirmados da covid. Houve também uma divergência acerca da competência de atendimento, que era realizada tanto pelo Sus quanto por instituições particulares.
Conclusões/Considerações Por ser uma comunidade localizada na Amazônia, a busca pelo itinerário terapêutico é desafiadora, e já apresentava desafios para os moradores do quilombo Boa Vista. Com a chegada da Covid-19 na região, as barreiras no acesso se intensificaram. É necessário o entendimento do caminho na busca do itinerário Terapêutico, para que as políticas públicas em saúde sejam voltadas as necessidades especificas de cada região do Brasil.
|