Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC5.3 - CUIDADOS EM SAÚDE E REABILITAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

43231 - PROMOÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PESQUISA NO PÓS-COVID E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO NA EEFERP-USP
GABRIEL PEINADO COSTA - EEFERP-USP, ESTER WIGGERS - FMRP-USP, KAMILE ARIANE VALERIO - EEFERP-USP, JONATAS EVANDRO NOGUEIRA - EEFERP-USP, ARTHUR POLVEIRO DA SILVA - EEFERP-USP, ISABELA MENDES ZAMPERLINI - EEFERP-USP, FABIANA SILVA MARTINS - EEFERP-USP, MARCELO PAPOTI - EEFERP-USP, CAMILA DE MORAES - EEFERP-USP, ÁTILA ALEXANDRE TRAPÉ - EEFERP-USP


Período de Realização
Pesquisa AEROBICOVID: set/20 a fev/21; Extensão Atividades Físicas (AF) no pós-COVID: set/21 a ago/22.

Objeto da experiência
Promoção de AF (pesquisa e extensão) para convalescentes da COVID-19, além de proposta ampliada para adultos independente da condição de saúde.

Objetivos
Pesquisa - Investigar o efeito de 24 sessões de exercício físico de intensidade moderada, associado ou não à hipóxia, em indicadores de saúde de adultos com sintomas prolongados da COVID-19; Extensão - oferecer de forma contínua AF e esportivas para convalescentes da COVID-19.

Metodologia
Pesquisa (n=84) - Os participantes treinaram em bicicletas em uma estrutura com tendas, mangueiras e máscaras para simular a hipóxia. Avaliações em saúde foram realizadas antes e após 8 semanas de intervenção, com sessões de exercício realizadas 3x/sem, de 28 a 50,5 min (aumento gradual). Extensão (n=32) - são oferecidas AF e esportivas 3x/sem, 1h cada sessão. Os participantes realizaram avaliações antes e após 8 semanas; e, permanecem para a próxima avaliação após 24 semanas de atividades.

Resultados
Pesquisa - Nos grupos de treinamento houve redução no risco para depressão (60%) e ansiedade (40%); aumento (15%) na percepção de qualidade de vida (QV) nos componentes físico e mental, além de melhora na força de membros inferiores, agilidade e resistência aeróbia (entre 12 e 20%); sem mudanças no grupo controle. Extensão – após 8 semanas: melhora de 10% na QV, 90% na flexibilidade, 20% na força de membros inferiores e superiores, 10% na resistência aeróbia e 10% na agilidade.

Análise Crítica
Houve melhoras em diversos indicadores de saúde. Por outro lado, constatamos dificuldade de acesso à Universidade pela população mais vulnerável, reforçando a necessidade de projetos extramuros. Além disso, percebemos certo “estigma” em relação aos participantes do projeto pós-COVID, por isso, está sendo preparado o novo “Programa de AF para Adultos” em que pessoas com diferentes perfis de saúde poderão participar, estimulando a inclusão e sem demarcar a participação por alguma doença.

Conclusões e/ou Recomendações
Destaca-se a importância do acesso à AF para a promoção da saúde. Partindo destas experiências, em set/22 terá início a nova proposta com grupos na EEFERP–USP, usufruindo da excelente estrutura local; e, outros grupos com atividades diretamente na comunidade. Ainda, será desenvolvido um modelo de aconselhamento para a prática de atividade física, visando alcançar as pessoas com extrema limitação de acesso às atividades oferecidas na Universidade.