21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC5.3 - CUIDADOS EM SAÚDE E REABILITAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19 |
39999 - TELEREABILITAÇÃO COMO RECURSO DE CONTINUIDADE AO CUIDADO DE USUÁRIOS NA ATENÇÃO BÁSICA POR RESIDENTES FRENTE A PANDEMIA DE COVID–19 NO MUNICÍPIO DE CARUARU–PE PATRÍCIA FERNANDA FACCIO - CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA – ASCES / UNITA CARUARU – PE, BRENDA FERNANDA GUEDES - CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA – ASCES / UNITA CARUARU – PE, YGOR BRUNO SILVA SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA – ASCES / UNITA CARUARU – PE
Período de Realização De maio a junho de 2021 em Caruaru - PE.
Objeto da experiência Relatar uma experiência de continuidade do cuidado aos usuários da Atenção Básica durante o período de lockdown no Município de Caruaru – Pernambuco.
Objetivos Continuidade de atendimento aos usuários da Atenção Básica durante o período de lockdown no Município de Caruaru – Pernambuco.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência em Saúde Coletiva desenvolvido através da elaboração de um Projeto de Enfrentamento para os períodos de fechamento total dos serviços na cidade, proporcionando a implementação do serviço de telereabilitação nos meses de maio a junho de 2021 através de teleconsulta de modo virtual com usuários da Atenção Básica.
Resultados Através da telereabilitação obteve-se: (1) Planejamento e discussão com a gestão da saúde na esfera municipal sobre a continuidade do cuidado; (2) Capacitação da equipe para a execução da ação; (3) Mapeamento dos usuários e suas necessidades em saúde; (4) Triagem dos usuários; (5) Esclarecimentos éticos acerca do serviço a ser prestado; (6) Início das teleconsultas entre residentes, agentes comunitários de saúde e usuário de modo remoto.
Análise Crítica As demandas de cuidados e atendimentos de saúde nas Unidades Básicas sofreram alterações durante o período da Pandemia de COVID-19, porém os atendimentos foram restringidos no intuito de diminuir a contaminação do Coronavírus e estratégias tiveram que ser criadas para que o cuidado fosse mantido. A intervenção da telereabilitação possibilitou essa continuidade do cuidado com a população diante do estado de calamidade pública da Pandemia de COVID – 19 no ano de 2021.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que a intervenção da telereabilitação possibilitou celeridade para manter o cuidado com a população adscrita no Município de Caruaru – PE, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde diante do estado de calamidade pública da pandemia de COVID – 19 no ano de 2021.
|