Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC5.3 - CUIDADOS EM SAÚDE E REABILITAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

38623 - REABILITAÇÃO PÓS-COVID 19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERFIL DOS USUÁRIOS ATENDIDOS
FABÍOLA KENIA ALVES - PUC MG, LUZIA GIOSA GRACIANO - ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA


Período de Realização
Dezembro de 2020 a dezembro de 2021

Objeto da experiência
A reabilitação como ferramenta de cuidado para usuários com Síndrome pós-Covid na Atenção Primária à Saúde.

Objetivos
Relatar a experiência da reabilitação e perfil de usuários com Síndrome Pós-Covid atendidos na UBS Vila Ramos Freguesia do Ó do município de São Paulo.

Metodologia
Os usuários foram avaliados individualmente. Foi utilizada ficha pré-estabelecida com dados sociodemográficos e clínicos, aplicadas a Escala de Borg Modificada e Escala de dispneia modificada e realizado o exame físico. Os usuários que conseguiam deambular realizaram o Teste de Caminhada de 6 minutos.
Foram realizados acompanhamentos individuais presenciais ou remotos (incluindo orientações, exercícios cardiorrespiratórios e auriculoterapia), ou encaminhamento para o serviço secundário.


Resultados
Das 76 solicitações, 71 usuários foram avaliados. Foram compostos por: maioria do sexo masculino (51,9%); idade média de 52,35 anos (8 a 90); 90 internados; 56,8% apresentavam comorbidades prévias; 87,5% apresentaram perda de peso. Os principais sintomas foram: dispneia aos esforços (83%); fadiga (78%); dores musculares (64%); queda de cabelo e déficit de memória. A maioria apresentou dispneia leve (33,3%), seguida de dispneia moderada-grave (23,5%). 74,5% relataram piora da saúde mental.

Análise Crítica
Estima-se que aproximadamente 10% dos pacientes com quadros leves a moderados de COVID-19 apresentam sintomas prolongados e 80% dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva reportam ao menos 1 sintoma após 60 dias do início do quadro.
A APS tem papel substancial em identificar e cuidar dos usuários propiciando maior qualidade de vida. O tempo de acompanhamento variou entre um a oito meses com melhora do quadro. Apenas quatro usuários foram encaminhados para serviço especializado.


Conclusões e/ou Recomendações
Os usuários apresentaram alta adesão tanto em consultas presenciais quanto por teleatendimento. Conhecer o perfil dos usuários é essencial para traçar o tratamento mais indicado.
A APS tem um papel essencial nesse manejo, especialmente pelo vínculo e proximidade dos usuários e pelo caráter de cuidado longitudinal, podendo identificar e atuar de maneira precoce, como gestora do cuidado e integrada à rede de saúde.