21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC5.2 - IMPACTOS DA PANDEMIA: RECORTES DE GÊNERO |
38821 - AVALIAÇÃO DA MUDANÇA DE ABORDAGEM NAS PRÁTICAS DE PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UM GRUPO DE IDOSOS BÁRBARA MONTEIRO PESSÔA FERNANDES - SESC RJ, ADRIANA VERONICA BICHARA - SESC RJ, ANA CAROLINA JORGE TROTTA VILELA - SESC RJ, BIANCA PONCIONI SANTOS GUILHERME - SESC RJ, CAROLINA ABBOTT SOUTO - SESC RJ, CAROLINE DE MOURA MARTINS LOBO DOS SANTOS - SESC RJ, CLÁUDIA TORRES COSCARELLI - SESC RJ, FERNANDA DYER BARONES NOGUEIRA - SESC RJ, MAGALI CATHARINO GOMES SOARES - SESC RJ, OLÍVIA COUTINHO GONÇALVES - SESC RJ
Período de Realização O período de realização do presente trabalho foi de abril a maio/2022.
Objeto da experiência Manter um espaço para promoção de saúde bucal no projeto “Trabalho Social com Idosos” (TSI) do Sesc RJ.
Objetivos Avaliar a experiência de um grupo de idosos que participaram de apresentações e rodas de conversa on-line para promoção de saúde bucal no projeto de TSI das unidades Santa Luzia e Campos dos Goytacazes, do Sesc RJ, durante o período de distanciamento social fomentado pela pandemia da COVID-19.
Metodologia Apresentações e discussões sobre temas relacionados à saúde bucal em grupos de Whatsapp foram realizadas pelo Sesc RJ no período de abril a dezembro de 2021 na unidade Santa Luzia, e de abril de 2020 a maio de 2022 na unidade Campos. Foi distribuído para todos os participantes um questionário virtual através da ferramenta Google Forms® a fim de avaliar a experiência dos idosos do TSI em relação à nova abordagem de promoção de saúde.
Resultados Dentre os 253 participantes totais do grupo de TSI, 61 responderam ao questionário. Destes, 60 (98,4%) julgaram a abordagem digital favorável para ampliação do conhecimento, 57 (93,5%) julgaram que os temas sobre saúde bucal eram relevantes e, 50 (81,9%) acharam válido compartilhar com amigos e familiares o conhecimento adquirido.
Análise Crítica A abordagem digital tem uma limitação no alcance de público proporcionado pela dificuldade de acesso e falta de conhecimento tecnológico da população em geral e, principalmente, dos idosos. Contudo, o trabalho realizado pelo setor de Odontologia e de Assistência do TSI do SESC/RJ obteve êxito, agregando mais uma conduta para a prática de promoção de saúde bucal.
Conclusões e/ou Recomendações Apesar da proposta desafiadora de promover interações on-line com idosos, foi obtida uma grande aceitação quanto aos temas oferecidos e ao veículo de comunicação utilizado. Em um período marcado pela necessidade de distanciamento social, levar conhecimento através de meios digitais tornou-se uma prática bem-sucedida e ampliou o alcance da prevenção de doenças e da promoção de saúde bucal.
|