Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC5.2 - IMPACTOS DA PANDEMIA: RECORTES DE GÊNERO

38374 - IMPACTOS DA VACINAÇÃO NA INCIDÊNCIA E MORTALIDADE DA COVID-19 NA POPULAÇÃO IDOSA DE ARARAQUARA - SÃO PAULO
PRISCILA POLI - UFSCAR, SÍLVIA CARLA DA SILVA ANDRÉ UEHARA - UFSCAR


Apresentação/Introdução
No Brasil, a vacinação contra a Covid-19 priorizou inicialmente os grupos de risco, em especial os idosos, grupo etário que concentrou maior letalidade durante a pandemia. O início da vacinação no país ocorreu em meio ao cenário de aumento de infecções e óbitos decorrentes da Covid-19 e, a médio e longo prazo, a vacinação contribuiu para a redução da transmissão do SARS-CoV-2 e de casos graves.

Objetivos
Avaliar os impactos da vacinação na incidência e mortalidade da Covid-19 na população idosa do município de Araraquara-SP.

Metodologia
Estudo ecológico de análise de dados secundários em saúde, realizado em Araraquara-SP. As informações foram adquiridas a partir da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados e do site da Prefeitura Municipal de Araraquara. Para estimar e comparar as taxas de incidência e mortalidade antes e 3 meses depois do início da vacinação no município foi analisado o grupo de idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Para comparar os períodos foi utilizado o modelo de regressão com distribuição binomial-negativa múltiplo. Todas as análises foram realizadas no software R, versão 4.0.4, adotando um nível de significância de 5%. A pesquisa dispensou apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados
Não foi encontrada diferença nas taxas de incidência entre as mulheres (p = 0,722) e os homens (p = 0,845). Entretanto, considerando os indivíduos de ambos os sexos, verificou-se uma expressiva queda na incidência na população idosa (p <0,001), de 2,359 no período que antecede a vacinação para 0,445 três meses após o seu início. Em relação à taxa de mortalidade, não foram observadas diferenças significativas (p = 0,588) pelo modelo, mas observou-se um declínio no número de óbitos no período, com queda de 6,464 óbitos a cada 100 casos confirmados no período que antecede o início da vacinação no município para 2,135 óbitos após o seu início.

Conclusões/Considerações
O estudo encontrou uma expressiva queda na incidência da Covid-19 na população idosa de Araraquara-SP no período analisado. Em relação à taxa de mortalidade, não houve diferença estatística significativa, entretanto, clinicamente o declínio no número de óbitos observado no período é relevante.