21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC5.1 - IMPACTOS DA PANDEMIA: RECORTES DE GÊNERO |
43518 - PROJETO DE APOIO ÀS MULHERES TRANS E TRAVESTIS PARTICIPANTES DA PESQUISA TRANSODARA EM SÃO PAULO PARA AÇÕES DIRIGIDAS AO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 PAULA GALDINO CARDIN DE CARVALHO - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO/NÚCLEO DE PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT+ (NUDHES), GUSTAVO SAGGESE - ACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO/NÚCLEO DE PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT+ (NUDHES), DANIEL DUTRA DE BARROS - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO/NÚCLEO DE PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT+ (NUDHES), JOSÉ LUIS GOMEZ - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO/NÚCLEO DE PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT+ (NUDHES), MARIA AMÉLIA VERAS - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO/NÚCLEO DE PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT+ (NUDHES)
Período de Realização O projeto de apoio foi realizado no período de agosto de 2020 a julho de 2021.
Objeto da experiência Fornecer informações sobre serviços de saúde e prevenção à Covid-19 para mulheres trans e travestis na cidade de São Paulo.
Objetivos Disponibilizar informações sobre cuidados ao Covid-19, serviços e ações para pessoas trans e travestis em São Paulo nas redes sociais do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT+ (NUDHES), além de fornecer kits de prevenção com máscaras, álcool gel e materiais informativos.
Metodologia A equipe de pesquisa mapeou informações sobre a Covid-19 e serviços direcionados a pessoas trans na cidade de São Paulo. Uma pessoa trans foi contratada para sistematizar as informações levantadas e alimentar as redes sociais do NUDHES semanalmente, durante um ano. A entrega dos kits, com máscaras, álcool gel e orientações sobre a Covid-19, foi realizada pela equipe de campo do Projeto TransOdara.
Resultados Durante os doze meses do projeto, foram realizadas 75 postagens com temáticas variadas, incluindo informações sobre prevenção à Covid-19, saúde e bem-estar. A equipe de pesquisa produziu e distribuiu material contendo informações sobre redes de serviços para a população de mulheres trans e travestis na cidade de São Paulo. A equipe de campo do Projeto TransOdara distribuiu 8000 máscaras de proteção e 1035 frascos de álcool gel, além de material informativo sobre a Covid-19.
Análise Crítica A pandemia intensificou dificuldades que grupos marginalizados, como a população de mulheres trans e travestis, já enfrentavam em virtude de sua extrema vulnerabilidade social. A sistematização de ações frente à interrupção das atividades presencias possibilitou que a comunicação entre a equipe de pesquisa e as participantes se mantivesse ativa, além de ajudar objetivamente essa população com informações relevantes e insumos para prevenção à Covid-19.
Conclusões e/ou Recomendações Além da criação de políticas e ações de prevenção à Covid-19, é necessário compreender quais barreiras grupos em situação de vulnerabilidade social, como mulheres trans e travestis, podem encontrar no acesso a informações e materiais de proteção. A experiência deste projeto ressalta a importância de adaptar ações de prevenção à população trans, através do uso de estratégias que garantam o pleno acesso à informação e a cuidados de saúde.
|