21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC5.1 - IMPACTOS DA PANDEMIA: RECORTES DE GÊNERO |
41297 - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: RECORTES DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA EM CONSTRUÇÃO. ARETA PEIXOTO VELLASQUES - IESC/UFRJ, FLÁVIA DE OLIVEIRA CHAMPION BARRETO NUNES - IESC/UFRJ, SUZANA PACHECO LIBERAL - IESC/UFRJ, ROBERTO JOSE GERVASIO UNGER - IESC/UFRJ, MARIA DE LOURDES TAVARES CAVALCANTI - IESC/UFRJ
Apresentação/Introdução A pandemia proporcionou diversos impactos à população mundial. O isolamento social, adotado em diversos países por orientação da OMS para conter a propagação da infecção, esteve diretamente relacionado ao aumento da violência doméstica durante os primeiros meses da pandemia. Este resumo é recorte de uma revisão integrativa em construção sobre as repercussões da pandemia na violência doméstica.
Objetivos Analisar a produção científica referente à COVID-19 e violência doméstica no período de março de 2020 a junho de 2021.
Metodologia A revisão integrativa visa compreender um fenômeno com base em estudos anteriores para reunir elementos que possibilitem novas compreensões e saberes. Para tanto, foi realizada busca bibliográfica nas bases de dados Portal BVS, Scielo, Pubmed, Scopus, e no repositório informacional Google Scholar para mapear a literatura cinzenta (DUDZIAK, 2021). Em todas as bases foram utilizadas 9 chaves de busca que alternavam combinações de 21 descritores (DeCS/MeSH), tendo sido incluídas as publicações entre março de 2020 e junho de 2021, nos idiomas Inglês, Espanhol e Português.
Resultados Foram identificados 12.381 documentos, aos quais foram aplicados, após remoção dos duplicados, os critérios de inclusão e exclusão mediante leitura dos títulos, resumos e, quando necessário, do corpo do texto dos documentos, restando 202 artigos para análise. A análise parcial evidenciou que: todos os continentes publicaram sobre o tema, sendo a maioria das publicações voltadas à violência contra a mulher provocada por parceiro íntimo, além da violência contra crianças e contra idosos; e muitos dos documentos reportam o aumento da violência doméstica durante a pandemia, apresentando medidas ou estratégias para enfrentamento da violência e minimização de danos.
Conclusões/Considerações A exacerbação de agravantes sociais, como o desemprego e a desigualdade de gênero, combinada ao medo da infecção e ao isolamento social compôs um cenário de pavor para muitas pessoas. A ampliação do acesso aos serviços de atenção às vítimas de violência, o preparo dos profissionais e a divulgação dos canais de atendimento são algumas medidas necessárias para garantir o enfrentamento à violência doméstica em contextos como a pandemia de COVID-19.
|