Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

44894 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: COMITÊ COMUNITÁRIO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 NAS COMUNIDADES DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA DE SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA
CRISTIANE DOS SANTOS SILVA - UFRB, DENISE ALMEIDA RIBEIRO - UFRB, CLARICE SANTOS MOTA - UFBA, TIAGO COUTINHO CERQUEIRA LIMA - UFBA, JACIMARA SOUZA SANTANA - UNEB, MÁRCIA MARIA FERREIRA DE BRITO LIMA - RENAFRO, IÊDA MARIA FONSECA SANTOS - ESPBA, JOÃO ROCHA CARDEAL - AGE, JOISE MARIA RÊGO SANTOS - SMS/SSA


Período de Realização
Relato de experiência vivida no período de junho de 2020 a março de 2022.

Objeto da experiência
Formação do Comitê Comunitário de Enfrentamento à COVID-19 nas comunidades de Religião de Matriz Africana de Salvador e Região Metropolitana.

Objetivos
Formar um grupo de trabalho constituído por lideranças afro-religiosas, pela sociedade civil organizada, profissionais de saúde e pesquisadoras com o objetivo de discutir e propor ações para atender as demandas das comunidades de terreiro no contexto da pandemia.

Metodologia
Foram criados grupos de trabalho e comissões direcionadas a ações específicas como elaboração de material educativo/informativo; divulgação de informações; distribuição de material de higiene e cestas básicas. Realização de reuniões virtuais semanais. Articulação entre organizações afro-religiosas, sociedade civil organizada e o poder público. Utilização das redes sociais para difusão de informações e mobilização da sociedade em geral. Mapeamento das ações desenvolvidas pelos terreiros.

Resultados
Dentre os principais resultados alcançados estão: o lançamento virtual do Comitê no formato de live transmitida pelo canal Youtube, quando foi apresentada a proposta do grupo; a elaboração de uma cartilha com orientações sobre a prevenção da COVID-19 direcionadas às pessoas de comunidades de religião de Matriz Africana; elaboração de um questionário com vistas a realizar um levantamento das condições de saúde e de vida destes grupos; criação de uma página no Instagram para divulgar informações.

Análise Crítica
As ações do Comitê foram importantes, pois possibilitaram um movimento de organização coletiva entre pessoas que estavam preocupadas com os desdobramentos da crise sanitária e econômica provocada pela pandemia na vida das comunidades de religiões de matriz africana, historicamente afetadas pelas desigualdades sociais e na saúde. Além disso, estimularam maior adesão à práticas de cuidado em saúde mais seguras e maior atenção à saúde das pessoas destas comunidades.

Conclusões e/ou Recomendações
As ações desenvolvidas pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19 nas comunidades de Religião de Matriz Africana de Salvador e Região Metropolitana durante a pandemia consistiu em um importante espaço dialógico e de trocas de experiências e, também, uma evidência de como a sociedade pode articular diversos saberes e práticas para elaborar estratégias que assegurem a sobrevivência coletiva diante de situações de crise.