Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

44880 - MONITORAMENTO DE COVID-19 NAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO NITERÓI: DIRETRIZES PARA SISTEMA DE VIGILÂNCIA ESCOLAR
KELLY CRISTINA DA SILVA CUNHA DURVAL - FMS NITERÓI, MARIANNA MENEZES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ANA LÚCIA FONTES EPPINGHAUS - FMS NITEROI, LÍDIA DE NAZARÉ PANTOJA - FMS NITEROI, LANA DOS SANTOS MEIJINHOS - FMS NITERÓI, ILZE JOSE ROCHA - FMS NITEROI, ANA LUCIA CORREA - FMS NITEROI


Período de Realização
Realizado no período de outubro de 2020 até maio de 2022

Objeto da experiência
O monitoramento da ocorrência de casos de COVID-19 na comunidade escolar.

Objetivos
Descrever a experiência da elaboração, implantação e implementação de protocolos de diretrizes para Sistema de Vigilância Escolar (SVE) e prevenção de infecção por COVID-19 nas escolas do município de Niterói.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, a partir da vivência da assessoria de Imunopreviniveis da Coordenação de Vigilância do Município de Niterói-RJ. A vigilância se inicia pela comunicação em até 24h de todos os casos de síndrome gripal na comunidade escolar mediante preenchimento de formulário eletrônico. A partir da comunicação é estabelecido um fluxo específico para detecção de casos por meio da testagem e monitoramento dos sintomáticos e seus contactantes.

Resultados
Neste período foram monitoradas 175 escolas. Foram notificados e investigados 3574 casos suspeitos de Síndrome Gripal, destes 45% profissionais (1606) e 55% alunos (1968). Os casos notificados entre alunos, 40% eram da Educação Infantil (784), 51% do Ensino Fundamental (1006) e 9% alunos do Ensino Médio (174). Após investigação 39% confirmados para COVID-19 (1396).

Análise Crítica
A comunicação tardia de alguns casos pode ter prejudicado a oportunidade das ações da vigilância. Além disso, problemas estruturais em algumas escolas podem ter interferido na comunicação de casos, sendo assim os números podem não refletir a real situação de COVID-19 nas escolas do município. A articulação entre a saúde e as instituições de ensino foi determinante para êxito no controle dos casos em ambiente escolar.

Conclusões e/ou Recomendações
Os esforços para o retorno das atividades presenciais de forma segura, bem como o monitoramento individualizado com rastreamento de casos, permitiram maior mitigação da transmissão de casos no ambiente escolar garantindo assim, o acesso à educação de crianças e adolescentes.