Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

44568 - RASTREAMENTO DE CONTATOS DA COVID-19 COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE EM FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ
LARISSA DJANILDA PARRA DA LUZ - PMFI, CARMENSITA APARECIDA GAIEVSKI BOM - PMFI, KÁTIA YUMI UCHIMURA - OPAS, GUSTAVO CEZAR WAGNER LEANDRO - PTI, DANIELE DE CASTRO DE MENEZES - MS, ROBERTO VALIENTE DOLDAN - PMFI, RODRIGO ANDRÉ CUEVAS GAETE - PTI


Período de Realização
De agosto de 2020 a janeiro de 2021 e de julho de 2021 a dezembro (dados parciais) de 2021.

Objeto da experiência
A implantação e o desenvolvimento do rastreamento de contatos próximos de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 no município de Foz do Iguaçu, Paraná.

Objetivos
Descrever o processo de implementação do rastreamento de contatos de COVID-19 e analisar os resultados alcançados no período de vigência da estratégia em Foz do Iguaçu, Paraná com apoio da Organização Pan-americana da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Metodologia
A equipe da APS esteve à frente do processo de monitoramento dos contatos próximos com o apoio de estagiários nas 29 unidades básicas de saúde do município.
Os casos suspeitos e confirmados deveriam ser notificados em até 24 horas no Sistema Notifica COVID-19. Após a inserção dos casos, o sistema permitia a inclusão de todos os contactantes, devendo informar obrigatoriamente o nome e telefone. A equipe do CIEVS Fronteira realizou as capacitações e o monitoramento dos resultados alcançados.

Resultados
Durante a vigência da estratégia, foram monitorados 48.982 contatos no município. Com o fortalecimento da estratégia e redução no número de casos confirmados devido ao avanço da vacinação no país, a captação dos contatos foi expandindo progressivamente, tendo no mês de novembro de 2021, o percentual de captação de 70%.

Análise Crítica
A implementação do rastreamento de contatos foi pactuada pelos serviços de Vigilância em Saúde, APS, Plantão Coronavírus, hospitais, laboratórios e farmácias privadas do município que realizavam testes de antígeno para detecção do SARS-CoV-2. Todos os notificadores de casos suspeitos e confirmados da COVID-19 deveriam, no ato da notificação, informar os contatos no Sistema Estadual Notifica COVID-19

Conclusões e/ou Recomendações
A integração da rede de atenção à saúde, incluindo serviços públicos e suplementares foi um marco na saúde pública do município de Foz do Iguaçu. Foram observados desafios relacionados ao registro dos casos em sistemas de informações próprios, considerando a Application Programming Interface com o sistema oficial Notifica COVID-19, contudo, houve o engajamento da equipe para a efetivação da estratégia no cenário municipal.