SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
44501 - CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS DE ADULTOS COM TUBERCULOSE PULMONAR NA PANDEMIA DE COVID-19 MARIA EDUARDA VELOSO LIMA - UFPA, ANDRÉA DAS GRAÇAS FERREIRA FRAZÃO - UFPA, FERNANDA MARIA LIMA MOURA - UFPA, GABRIELA CICALISE DE SOUZA SANTOS - UFPA, ALAN DE SOUSA NUNES - UFPA, LUISA MARGARETH CARNEIRO DA SILVA. - UFPA
Apresentação/Introdução A Tuberculose (TB) Pulmonar é uma doença infecciosa, transmitida por via aérea através do espirro, fala ou tosse em forma de aerossol. É tratável e curável (WHO, 2020). No Brasil, o tratamento é feito pelo Sistema Único de Saúde. A pandemia de Covid-19 gerou mudanças no acesso presencial aos serviços de saúde, dificultando o acompanhamento do tratamento, da alimentação e nutrição dos pacientes.
Objetivos Identificar e descrever qualitativamente o consumo de Frutas, Legumes e Verduras de adultos com TB pulmonar, no período da pandemia de Covid-19.
Metodologia Estudo transversal, com adultos, atendidos em uma Unidade Básica de Saúde, em Belém-PA, no período de novembro/2020 a agosto/2021. Aplicou-se questionário com variáveis sociodemográficas e questionário de frequência alimentar para identificar o consumo de FLV. Considerou-se consumo adequado de FLV igual ou superior a cinco vezes na semana. Utilizou-se o Programa Epi Info para análise estatística. Aplicou-se o teste G, nível de significância de 5%, para testar associações entre variáveis sociodemográficas e consumo de FLV. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Pará, com o parecer número 4.267.436/2020.
Resultados Participaram 65 adultos, 58,1% homens, na faixa etária de 40 a 59 anos (62,3%). Quanto à escolaridade, 61,2% possuíam entre 0 e 9 anos de estudo. A maioria (87,3%) relatou que consumiu frutas entre uma a duas vezes na semana. Quanto a legumes e verduras 75,7% informaram que precisaram reduzir a aquisição para duas vezes na semana. Para 97,8% dos entrevistados a pandemia de Covid-19 causou mudanças na alimentação, com a diminuição do consumo de FLV e aumento de alimentos ultraprocessados como biscoito e refrigerante. Não houve associação estatística significativa entre o consumo de FLV com as variáveis sociodemográficas.
Conclusões/Considerações A pandemia de Covid-19 provocou mudanças na alimentação de adultos com TB pulmonar acompanhados neste estudo, evidenciando a diminuição do consumo de frutas, legumes e verduras.
|