Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

44338 - VACINAÇÃO CONTRA COVID-19: A ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO POR DEMANDA ESPONTÂNEA IMPLEMENTADA NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE.
PRISCILA MACHADO LELIS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO, MIRELA BARBOSA DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO, SUELLEN GALDINO DALTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO, ANA MARIA MARTINS DE ALBUQUERQUE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO, RICARDO ALEXANDRE MACEDO DE ALBUQUERQUE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO


Período de Realização
Relato referente à vacinação contra a COVID-19 realizada no período de 19/01/2021 até os dias atuais.

Objeto da experiência
Estratégia de atendimento por demanda espontânea na operacionalização da vacinação contra a COVID-19 no município do Cabo de Santo Agostinho-PE.

Objetivos
Descrever a experiência com a estratégia de demanda espontânea adotada na vacinação contra a COVID-19, com a criação de equipes especificamente voltadas para a sua realização, bem como avaliar os impactos que a escolha deste método causou na cobertura vacinal da população do Cabo de Santo Agostinho.

Metodologia
O município do Cabo de Santo Agostinho, localizado na Grande Recife, é dividido em quatro regionais de saúde. A vacinação contra a COVID-19 foi implantada em cinco pontos de vacinação distribuídos nestas regionais, ampliando-se atualmente para oito pontos. O atendimento à população ocorre por demanda espontânea no horário de 08h as 13h, para que as sobras sejam aplicadas em acamados e também em um ponto de vacinação com funcionamento até as 18h, facilitando a gestão das doses e evitando perdas.

Resultados
A vacinação contra a COVID-19, no município do Cabo de Santo Agostinho, ocorreu conforme as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. O atendimento por demanda espontânea facilitou o acesso da população à vacina e garantiu altas coberturas vacinais. O município em questão foi o primeiro na Grande Recife a alcançar 100% da população adulta e de adolescentes com a primeira dose, bem como o primeiro município no ranking da vacinação em crianças. Até o dia 09/06/2022 foram aplicadas 476.631 doses.

Análise Crítica
A estratégia de atendimento por demanda espontânea na vacinação contra a COVID-19, no município do Cabo de Santo Agostinho, provou-se eficaz, como mostra sua boa cobertura vacinal. A diminuição de entraves burocráticos e a facilitação de acesso, onde não há a necessidade de utilizar a internet e/ou equipamentos eletrônicos para agendamento da aplicação de doses, e os diversos pontos de vacinação espalhados na região, vêm favorecendo a adesão da vacinação por parte da população.

Conclusões e/ou Recomendações
A operacionalização da vacinação contra a COVID-19 exige diferentes estratégias a depender da disponibilidade de vacinas, do público alvo e da realidade de cada município. A experiência da vacinação contra a COVID-19 por demanda espontânea no Cabo de Santo Agostinho, mostrou-se eficaz por desburocratizar e favorecer o acesso às doses, garantindo assim o alcance de altas coberturas vacinais.