SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
44041 - QUALIDADE DOS DADOS DE COVID-19 DA PLATAFORMA BOAVISTA, SANTA CATARINA, 2020-2021 SONIA REGINA PARRELLA NASCIMENTO - UFSC, FABRICIO AUGUSTO MENEGON - UFSC, EMIL KUPEK - UFSC, LIZANDRA DA SILVA MENEGON - UFSC
Apresentação/Introdução Diversos estudos mostram que grupos étnicos minoritários são mais vulneráveis a pandemia de Covid-19, como a população negra, que possui menos acesso a serviços de saúde, testes para Covid-19 e maior exposição ao vírus; e povos indígenas, mais susceptíveis devido aos costumes de vivência em comunidade e carências socioeconômicas, acompanhado de histórico de alta mortalidade por doenças infectocontagiosas.
Objetivos Descrever a completude dos dados de COVID-19 da Plataforma Boavista, em Santa Catarina, entre 2020 e 2021.
Metodologia Estudo descritivo que analisou a completude do preenchimento dos casos de COVID-19 da Base de Dados do Governo do Estado de Santa Catarina (Boavista), entre 25 de fevereiro de 2020 e 30 de abril de 2021. Foram estudas as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, raça/cor, óbitos, internação, internação UTI e regionais de Saúde. A classificação da completude no preenchimento foi realizada da seguinte forma: excelente (menos de 5% de preenchimento incompleto), bom (5% a 10%), regular (10% a 20%), ruim (20 a 50%) ou muito ruim (50% ou mais). Como todos os dados são de acesso e domínio público, não foi necessário o registro e avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Resultados Apesar dos dados serem acessíveis, uma vez que são abertos e gratuitos, a variável raça apresentou baixa completude de dados, comprometendo análises mais sofisticadas sobre desigualdades raciais em saúde. No período foram registrados 887.935 casos de COVID-19, dentre os quais 95,04% não apresentavam informação sobre a variável raça, demonstrado uma qualidade muito ruim. As variáveis que tiveram preenchimento excelente foram (sexo, faixa etária, óbitos, internação, internação UTI e regionais de Saúde). Importante registrar que a variável ocupação não está disponível no banco de dados comprometendo estudos sobre COVID-19 com recorte em saúde do trabalhador.
Conclusões/Considerações Essa base de dados possui alta porcentagem de incompletude no preenchimento da raça, indicando qualidade muito baixa para esta variável. Essa limitação compromete a produção de conhecimento para o fortalecimento de políticas de enfrentamento da desigualdade racial em saúde no Brasil. Espera-se que este estudo possa contribuir para que a variável raça passe a ser de preenchimento obrigatório em todos os sistemas de informação em saúde no país.
|