SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
43742 - TENDÊNCIA TEMPORAL DO PREENCHIMENTO DO CAMPO RAÇA/COR DA PELE NOS SISTEMAS DE REGISTRO DE HOSPITALIZAÇÃO, VACINAÇÃO E MORTALIDADE POR COVID-19 EDNA MARIA DE ARAUJO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, IONARA MAGALHAES DE SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, ALOISIO MACHADO SILVA FILHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, MONA GIZELLE DREGER NERY - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, FRANCIANE DE AZEVEDO QUEIROZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, RAFAEL SOUZA VASCONCELOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, FELIPE SOUZA DREGER NERY - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Apresentação/Introdução O registro efetivo e contínuo da variável raça/cor da pele nos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) é importante para a formulação de políticas públicas com recorte étnico-racial.
Objetivos Analisar a tendência temporal do preenchimento do campo raça/cor da pele nos registros de vacinação, hospitalização e mortalidade por COVID-19.
Metodologia Estudo ecológico que utilizou o modelo de regressão linear simples com correção de Prais-Winsten para analisar a tendência temporal do preenchimento do campo raça/cor no SIVEP-Gripe, SIM e SI-PNI referente a 1° e 2° doses da vacinação contra o Covid-19.
Resultados No Brasil, a VPM do preenchimento do campo raça cor/da pele no SIM (0,10%) e no SI-PNI 1ª (0,77%) e 2ª dose (0,66%) da vacinação foi crescente, mas não foi estatisticamente significativa. Apenas no SIVEP-Gripe a VPM foi crescente (1,78%) e estatisticamente significativa (IC=-0,25;3,33). Em relação a incompletude do preenchimento entre os estados o SI-PNI obteve conceito “ruim“ na 1ª e na 2ª dose da vacinação correspondendo respectivamente a 59,3% e 51,9%. O sistema SIVEP-gripe obteve maior frequência no conceito "Ruim" (40,74%) entre os estados. O SIM foi o único sistema que teve maior frequência no conceito “Excelente” (74,1%).
Conclusões/Considerações Poucos estados apresentaram tendência crescente e significativa do preenchimento do campo raça/cor da pele, o que mostra a falta de monitoramento sistemático desta variável e a falta de um plano nacional com vistas a mitigar os efeitos da pandemia pela covid-19, principalmente para as populações que estão em situação de vulnerabilidade social determinada pelo racismo estrutural.
|