SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
43694 - MORTALIDADE POR COVID-19 EM MUNICÍPIOS DO CEARÁ E FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS ASSOCIADOS, 2020-2021: ESTUDO ECOLÓGICO ALEXSANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, ARTHUR LYON BARBOSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, IGOR LUCO CASTRO-SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, BARBARA NUNES CAVALCANTE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, YANN NOBRE VIANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, FERNANDO DANIEL DE OLIVEIRA MAYORGA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, GLEYSON BARBALHO DE ARRUDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, ADYLLA EMILLY GOMES COSME - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, MARIANA RAMALHO DE FARIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, JACQUES ANTÔNIO CAVALCANTE MACIEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC
Apresentação/Introdução A mortalidade pela COVID-19 está associada a diversos fatores biossociais, que vão desde a idade do paciente e suas condições clínicas, a densidade populacional e sua relação com a proximidade entre as pessoas, até a questões espaciais, tendo em vista que a distribuição da mortalidade por COVID-19 no Brasil reflete as desigualdades sociais e, também, geográficas do país.
Objetivos Analisar a distribuição espacial do coeficiente de mortalidade da Covid-19 nos municípios do Ceará, Brasil nos anos de 2020 e 2021 e os fatores sociodemográficos associados.
Metodologia Estudo ecológico, utilizando dados de óbitos por COVID-19 no Ceará, de 2020 a 2021, através do sistema virtual disponibilizados para consulta pública no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Realizado em seis etapas: Manipulação e Filtragem dos Dados Coletados; Cálculo e Análise do Coeficiente de Mortalidade (CM) por COVID-19 para cada Município do Ceará; Análise Espacial dos Coeficientes de Mortalidade; Análise da Relação entre o Coeficiente de Mortalidade e Fatores Sociodemográficos; Regressão Linear Múltipla; Confecção dos Mapas. As informações utilizadas foram de domínio público, não sendo necessária a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.
Resultados Em 2020 à 2021, o número de casos acumulados foi de 956.325 e o número de óbitos, 24.806. Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte tiveram, respectivamente, os maiores números brutos de mortos, enquanto Guaramiranga, Granjeiro, Potengi, Pires Ferreira e Potiretama obtiveram, respectivamente, os menores números brutos de óbitos. Já os municípios de São Gonçalo do Amarante, Orós, Fortaleza, Redenção e Sobral obtiveram, respectivamente, os maiores CM do período, enquanto os municípios de Potengi, Aiuaba, Pires Ferreira, Guaramiranga e Granjeiro tiveram, respectivamente, os menores CM do período.
Conclusões/Considerações O coeficiente de Mortalidade por Covid no estado do Ceará se distribuiu de maneira concentrada em algumas regiões do estado no ano de 2020 e passou a se distribuir de maneira descentralizada no ano de 2021. O IDHM se apresentou como uma variável razoavelmente relevante e positivamente relacionada com o CM.
|