SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
43675 - VACINAÇÃO DOMICILIAR CONTRA COVID-19: EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO INTERIOR DO CEARÁ ALEXSANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, RAFAELA RODRIGUES VIANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, KAIRO CARDOSO DA FROTA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE, CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, LARISSE ARAÚJO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, ROGERIANY LOPES FARIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC, REGINA CELIA CARVALHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA, MÔNICA SILVA FARIAS - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA, MARY JANE SOUSA LINHARES - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA, JACQUES ANTÔNIO CAVALCANTE MACIEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC
Período de Realização Janeiro de 2021 à maio de 2022
Objeto da experiência Promover a vacinação domiciliar contra a COVID-19 para grupos prioritários assistidos por um Centro de Saúde da Família: idosos e pacientes restritos ao lar.
Objetivos
Relatar a experiência da vacinação domiciliar contra a COVID-19 para grupos prioritários assistidos por um Centro de Saúde da Família.
Metodologia Estudo descritivo do tipo relato de experiência da promoção da vacinação domiciliar contra a COVID-19 para grupos prioritários- idosos e pacientes restritos ao lar, do Centro de Saúde da Família (CSF) Novo Recanto, Sobral-CE, de janeiro de 2021 à maio de 2022. Foi realizada busca ativa pelos agentes comunitários de saúde (ACS) dos pacientes prioritários. Em seguida, realizou-se o agendamento das vacinas para domicílio. A equipe foi composta por enfermeiro ou técnico de enfermagem e ACS.
Resultados Foram vacinados 81 pacientes (84,3%) dos grupos prioritários. A locomoção se deu por transporte ofertado pela secretaria da saúde ou deslocamento por caminhada. Utilizou-se um kit de imunização composto por caixa térmica, imunobiológico, álcool a 70%, algodão, seringa e agulha. A experiência proporcionou proximidade e aprimoramento do vínculo com os pacientes, impactando na assistência ofertada, corroborando com os princípios de longitudinalidade e integralidade, com enfoque comunitário.
Análise Crítica Diante da gravidade da COVID-19 e sua rápida evolução, a vacinação domiciliar foi de suma importância para a imunização dos grupos prioritários. A atenção primária à saúde, através da estratégia saúde da família, se insere neste contexto, exercendo um papel primordial para a imunização destes grupos. Destarte, é necessário cada vez mais empenho nas divulgações e ações para conscientização da importância da vacinação contra covid-19.
Conclusões e/ou Recomendações A vacinação domiciliar é uma estratégia eficaz e efetiva na garantia dos direitos e acesso à saúde aos pacientes mais necessitados de atenção e cuidado. Essa experiência reafirma a capacidade dos profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família para garantir a melhor assistência, assim como otimizar recursos e estabelecer parcerias para a integralidade da atenção à saúde.
|