Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

43568 - DELINEAÇÃO DO PERFIL DO SERVIDOR PARA CRIAÇÃO DE UM PLANO DE RETOMADA NA COORDENADORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SESAP/RN
MARIA ANTONIA DANTAS E SILVA LOPES - SESAP, MARIA DA PAZ BEZERRA DA COSTA SOARES - SESAP, LÍDIA DAYANE GOMES BEZERRA - SESAP, ELENIMAR COSTA BEZERRA - SESAP, LAURO GABRIEL BEZERRA SANTOS - SESAP, INGRID BEATRIZ DA SILVA - SESAP


Período de Realização
Este projeto foi realizado de Abril a Setembro de 2020

Objeto da experiência
O objeto deste projeto foi o delineamento do perfil da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação (CGTES) para criação do plano de retomada.


Objetivos
Os objetivos do projeto foram delinear o perfil do servidor da CGTES, quantificando o número de servidores com comorbidade; o número de servidores que moram com alguém que apresentam comorbidade; conhecer a estrutura tecnológica do servidor e traçar o plano de retomada de trabalho presencial.


Metodologia
Os levantamentos das informações foram feitos com a utilização de um instrumento de coleta de dados constituído por uma série de perguntas abertas, fechadas e múltiplas escolhas. A coleta de dados foi realizada através do envio do link do formulário eletrônico denominado “Perfil do Servidor-SESAP”, contemplava 28 questões abertas e fechadas por meio de Memorando Circular pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e grupo de WhatsApp oficial da Coordenadoria.


Resultados
Os dados adquiridos foram: 100 servidores não apresentavam comorbidade e 29 apresentaram; 63 moravam com familiares com comorbidade e na parte de recursos tecnológicos 123 tinham acesso a internet em casa e 74,1% tinham equipamentos de acesso, como notebook. A partir desse diagnóstico foi pensado a criação do Plano de Ação na perspectiva de garantir a retomada ao trabalho presencial na CGTES, como também, a elaboração de manual educativo do modo de uso dos aplicativos Teamviewer e AnyDesk.

Análise Crítica
No cenário da pandemia do Coronavírus diversas medidas preventivas foram adotadas na perspectiva de combater a disseminação do vírus, entre elas o distanciamento social. A SESAP no intuito de reorganizar o trabalho lançou a Portaria-SEI Nº 899, de 2020, que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), em seu 6º art. cita que poderão executar suas atividades remotamente todos os setores em que o titular da unidade defina a possibilidade de execução.


Conclusões e/ou Recomendações
Considerando as 126 respostas obtidas, o diagnóstico de perfil do servidor teve uma boa adesão da parte dos servidores. Sua contribuição para a gestão consiste no fato dele ter dado as bases para a proposição de um plano de retomada do trabalho presencial de forma segura e capaz de manter os servidores protegidos. O resultado serviu ainda para identificar as fragilidades dos servidores em relação à execução do trabalho de forma remota.