SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
43536 - CORRELAÇÃO ENTRE COBERTURA VACINAL PARA COVID-19 E ESCOLARIDADE EM MÃES DA CAPITAL CEARENSE: UMA ANÁLISE DA COORTE IRACEMA COVID-19 MARCIA MARIA TAVARES MACHADO - UFC, SIMONE FARÍAS-ANTÚNEZ - UFSCAR, DAVID AUGUSTO BATISTA SÁ ARAÚJO - UFC, LUCIANO LIMA CORREIA - UFC, MARIA SUELLY NOGUEIRA PINHEIRO - UFC, ELEONORA PEREIRA MELO - UFC, CAMILA MACHADO DE AQUINO - UFC, DENISE LIMA NOGUEIRA - FACULDADE LUCIANO FEIJÃO, YURI VALENTIM CARNEIRO GOMES - UFC, MÁRCIA C. CASTRO - UNIVERSIDADE HARVARD
Apresentação/Introdução A Covid-19 foi definida no início de 2020 como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), trazendo muitos prejuízos à saúde materno infantil. Mulheres que estavam grávidas durante o período da pandemia, participam de uma pesquisa, denominada “Iracema Covid: coorte de mães e crianças nascidas durante a pandemia de COVID-19 em Fortaleza, Ceará”.
Objetivos Analisar a prevalência de cobertura vacinal e a correlação com a escolaridade, entre mulheres da coorte Iracema Covid, aos 18 meses pós-parto, em Fortaleza, Ceará.
Metodologia Estudo observacional, transversal e de caráter analítico, com análise dos dados da vacinação para Covid-19 e a correlação com a escolaridade materna das mães entrevistadas na 3ª onda. Os dados foram coletados a partir do banco de dados registrados no REDCAP, aos 6, 12 e 18 meses. As entrevistas da 3ª onda foram realizadas por pesquisadoras treinadas, com questionário estruturado, no domicílio das mães. Utilizou-se o teste chi-quadrado e exato de Fisher, por meio do software STATA 16.
Resultados Das 331 mães entrevistadas na 3ª onda (18 meses), a média de idade foi de 29,7 anos (IC 95% 29,1; 30,4), 77.3% tomaram 2 doses das vacinas e 8.2% as 3 doses. 21.1% tinha menor escolaridade (menos de 8 anos), e a maioria (59.2%) tinha idade entre 20 e 29 anos. A cobertura da vacina contra a Covid-19 atingiu a maior parte da amostra do estudo, sendo de 95,8% entre mães com 9 ou mais anos de escolaridade e de 78,6% entre aquelas com 0 a 8 anos (p<0.001).
Conclusões/Considerações A vacinação da Covid-19 é um componente fundamental para a minorar a prevalência dessa doença em nosso país. Mesmo com uma boa cobertura, a vacinação atingiu de forma irregular entre as mulheres com maior ou menor nível educacional. A disseminação da informação sobre importância da imunização, não somente da COVID-19, deve ter como foco os indivíduos com menor nível de escolaridade.
|