SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
43510 - VIGILÂNCIA LABORATORIAL DA COVID-19: AVANÇOS E DESAFIOS DO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DA BAHIA ARABELA LEAL E SILVA DE MELLO - LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA PROFº GONÇALO MONIZ (LACEN/BA), MARIANA NOSSA ARAGÃO - LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA PROFº GONÇALO MONIZ (LACEN/BA), FELICIDADE MOTA PEREIRA - LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA PROFº GONÇALO MONIZ (LACEN/BA), ELAINE CRISTINA FARIA - CONSULTORA EM SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA EM SAÚDE., PATRÍCIA ARAÚJO BECK DE OLIVEIRA - SECRETARIA DA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SALVADOR, JUSSARA LAGOS DE OLIVEIRA SILVEIRA - LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA PROFº GONÇALO MONIZ (LACEN/BA), PABLO MANOEL BONINA ROSA - LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA PROFº GONÇALO MONIZ (LACEN/BA)
Período de Realização As iniciativas de gestão retratadas compreendem o período de março de 2020 à dezembro de 2021.
Objeto da experiência A experiência do LACEN/BA no enfrentamento da pandemia da Covid-19, desafios e estratégias de melhorias para ampliação da capacidade instalada do laboratório.
Objetivos Este estudo tem como objetivo descrever a experiência do LACEN/BA com vistas à ampliação da capacidade diagnóstica, identificando os principais arranjos organizacionais realizados e os desafios no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Metodologia Trata-se de um estudo observacional descritivo que buscou mapear o processo de adaptação e modificação dos arranjos organizacionais do LACEN/BA. Os dados apresentados ao longo desse trabalho foram extraídos de relatórios gerados a partir do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), propiciando o desenvolvimento de indicadores estratégicos como também o sistema Smart, que permitiu controlar as rotinas de gestão de materiais laboratoriais com precisão, agilidade e qualidade.
Resultados O LACEN/BA se organizou de maneira contínua e cadenciada com ampliação da capacidade instalada e operacional, mediante modernização da estrutura física, renovação do parque tecnológico, reorganização dos processos de trabalho, aporte de novas tecnologias analíticas, contratação de equipe especializada, readequação do horário de funcionamento (24h), descentralização do diagnóstico laboratorial e estruturação de dashboard para monitorar indicadores estratégicos e subsidiar o processo decisório.
Análise Crítica A expansão da capacidade instalada possibilitou ampliar de quatrocentos para cinco mil análises/dia de RT-PCR para Covid-19, liberando 630.813 resultados em 2020 e 1.092.010 em 2021, com prazo médio de liberação de dois dias. O LACEN/BA permanece com o compromisso da vigilância laboratorial das doenças/agravos de saúde pública, enfrentando os desafios epidemiológicos que emergem, visando atuar de forma qualificada visando a universalidade do acesso e integralidade do cuidado aos usuários do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações Esse relato demonstrou que o LACEN/BA realizou ações estratégicas de vigilância laboratorial, gerenciando a integridade das amostras, aquisição de equipamentos e insumos e ampliação do parque tecnológico, garantindo a qualidade e segurança dos resultados liberados em tempo oportuno. As adequações realizadas refletiram o aumento da capacidade técnica, articulação intersetorial, qualificação dos processos de trabalho e o fortalecimento da rede.
|