SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
43282 - MONITORAMENTO DA COVID-19 NAS FAVELAS CARIOCAS: VIGILÂNCIA DE BASE TERRITORIAL E PRODUÇÃO COMPARTILHADA DE CONHECIMENTO BIANCA BORGES DA SILVA LEANDRO - FIOCRUZ, JUSSARA RAFAEL ANGELO - FIOCRUZ, ANDRÉ REYNALDO SANTOS PERISSÉ - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Os impactos sanitários e socioeconômicos da Covid-19 são desiguais no espaço urbano, atingindo, com maior intensidade, populações de favelas e periferias integradas de forma precária à economia urbana e que, historicamente, têm seus direitos de cidadania violados. Para o melhor entendimento dos modos de viver, adoecer e morrer das populações, é necessária a compreensão do espaço e sua dinâmica.
Objetivos Apresentar e problematizar os resultados dos boletins socioepidemiológicos, compreendendo também que este debate visibiliza e fortalece a reflexão sobre os impactos sanitários e sociais da pandemia nas áreas de periferia de todo o país.
Metodologia Estudo no formato de ensaio crítico-reflexivo sobre a ocorrência da Covid-19 em espaços periféricos do município do Rio de Janeiro, tendo como metodologia principal a análise documental dos três boletins socioepidemiológicos Covid-19 nas favelas, publicados no âmbito do Observatório Covid-19 da Fiocruz de junho de 2020 a fevereiro de 2021. Os resultados dos referidos boletins foram apresentados e problematizados a partir do referencial teórico da epidemiologia crítica e da determinação social do processo saúde-doença, discutindo a magnitude da doença nas favelas e demais periferias.
Resultados Foram descritos o processo de trabalho para a elaboração dos boletins, os desafios metodológicos enfrentados para monitorar processos epidêmicos em periferias e evidenciou-se a importância do formato dos boletins e sua importância para a comunicação popular. Tendo como referência que toda situação de saúde deve ser analisada no seu contexto histórico, social e geográfico, foram feitas as análises dos dados dos boletins e problematizados os principais resultados à luz das desigualdades históricas que ficaram ainda mais evidentes com a Covid-19. Os boletins mostraram-se relevantes para a produção de informação em saúde crítica, contextualizada, qualificada e articulada com saberes populares.
Conclusões/Considerações O estudo trouxe para reflexão e análise as peculiaridades da ocorrência da Covid-19 nos espaços urbanos periféricos. A leitura dos dados, ancorada na visão de mundo de interlocutores sociais dos territórios, mostra a necessidade do desenvolvimento de outras possibilidades de construção compartilhada de conhecimento. Este debate visibiliza a reflexão sobre os impactos sociossanitários da Covid-19 nas áreas de periferia do país.
|