SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
43125 - COMPROMETIMENTO DA CAPACIDADE PARA O TRABALHO (CT) E EFEITOS NEUROPSICOLÓGICOS ENTRE TRABALHADORES QUE TIVERAM COVID-19 LIVIA DE PINHO FERREIRA - UNICAMP, CLARISSA YASUDA - UNICAMP, MARIA CARMEN MARTINEZ - USP, SÉRGIO ROBERTO DE LUCCA - UNICAMP, VALMIR AZEVEDO - UNICAMP, FERNANDO CENDES - UNICAMP
Apresentação/Introdução A covid-19 é uma doença multissistêmica, com consequências funcionais e tardias ainda em estudo. Sequelas psicológicas e neurocognitivas impactam a qualidade de vida dos trabalhadores e podem comprometer sua capacidade para o trabalho (CT).
Objetivos Investigar o perfil da capacidade para o trabalho de trabalhadores previamente infectados pelo SARS-CoV-2 e as alterações neurológicas que possam comprometer a atividade de trabalho.
Metodologia Estudo transversal, previamente aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa, envolvendo trabalhadores diagnosticados com covid-19 e em acompanhamento no Departamento de Neurologia da UNICAMP. Aplicação do Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT), analisado com as variáveis sociodemográficas, ocupacionais, e escalas de sonolência, ansiedade, depressão e fadiga. Análise realizada por regressão logística múltipla.
Resultados 119 trabalhadores participaram do estudo e, dentre eles, mais da metade apresentou comprometimento da CT (52,9%). Distúrbio emocional foi o agravo relatado mais frequente (31,9%). A regressão logística múltipla mostrou que a interação entre ansiedade e sonolência esteve associada ao comprometimento da CT (OR=4,50 com p=0,002).
Conclusões/Considerações Ansiedade e sonolência foram alterações sequelares à covid-19 associadas ao comprometimento da CT dos trabalhadores avaliados. Este estudo demonstra a necessidade de que todos os trabalhadores com histórico de covid-19 tenham sua CT avaliada por ocasião do retorno ao trabalho. Essa medida pode orientar ações de promoção à saúde, reabilitação funcional e adaptação do trabalho às sequelas apresentadas pelos trabalhadores, singularmente.
|