SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
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43120 - A COMUNICAÇÃO DE RISCOS EM TEMPOS DE COVID-19: O QUE PODEMOS APRENDER COM A NOVA ZELÂNDIA HENNY LUZ HEREDIA-MARTINEZ - ENSP-FIOCRUZ, ELIZABETH ARTMANN - ENSP-FIOCRUZ
Apresentação/Introdução A Saúde Global enfrenta um dos maiores desafios da história para controlar a disseminação do COVID-19, cuja principal característica é sua velocidade de contágio. Ao mesmo tempo, a pandemia e a resposta têm sido acompanhadas por uma enorme infodemia: o excesso de informação (precisa ou não). A comunicação de risco (CR) é um componente crítico de qualquer resposta de emergência.
Objetivos Analisar a estratégia de comunicação de risco desenvolvida pela Nova Zelândia em resposta ao COVID-19, sob a perspectiva da teoria da argumentação considerando os componentes da comunicação de risco.
Metodologia Pesquisa qualitativa, que busca entender quais e como os componentes da comunicação de risco foram utilizados em seu contexto histórico-social, e por meio de seus registros, buscou-se revelar seu efeito no controle da COVID-19 na Nova Zelândia. O corpus de análise foi constituído por 7 vídeos de acesso aberto e 19 publicações do site oficial do governo da Nova Zelândia com declarações da Primeira-Ministra Jacinda Ardern, durante o período de março/dezembro de 2020. Todo o corpus documental foi submetido à análise de conteúdo usando webQDA, um software de análise de dados qualitativos assistido por computador (CAQDAS).
Resultados Todos os componentes da comunicação de riscos da OMS foram considerados neste estudo, com foco no envolvimento da comunidade/atores e na promoção da solidariedade como valor central da sociedade neozelandesa, por meio do uso de mensagens claras e consistentes. A estratégia de comunicação deu relevância às decisões baseadas na melhor evidência científica, direcionada a intervenções não farmacológicas. Elementos da pragma-dialética orientaram a ECR que integrou ampla gama de fontes de informação confiáveis, das mais tradicionais às plataformas online, para manter a comunicação direta com a população, combater a infodemia e reunir os neozelandeses no esforço de salvar vidas e combater a COVID-19
Conclusões/Considerações Uma resposta integral à COVID-19 incluiu comunicação clara baseada em evidência científica, correção normativa, confiabilidade e transparência. Pesquisas qualitativas e CAQDAS como webQDA são ferramentas fundamentais para o estudo de temas relevantes como comunicação de risco, com ênfase no discurso político e suas implicações no desenvolvimento de estratégias de controle da COVID-19 e da infodemia.
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