SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
43049 - INFODEMIA E SAÚDE MENTAL EM ADULTOS E IDOSOS DO SUL DO BRASIL: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL ANTÔNIO AUGUSTO SCHÄFER - UNESC, MICAELA RABELO QUADRA - UNESC, ELISABET BORGES MACIEL - UNESC, FERNANDA DAMINELLI EUGENIO - UNESC, TAMARA JUSTIN DA SILVA - UNESC, SAMUEL C. DUMITH - UNESC, FERNANDA DE OLIVEIRA MELLER - UNESC
Apresentação/Introdução A infodemia pode ser definida como qualquer tipo de informação sobre um assunto específico, incluindo as falsas e enganosas, disseminadas nos meios de comunicação, tendo como consequências a desinformação e o comprometimento da credibilidade das informações relativas à situação. Durante a pandemia, o aumento significativo de notícias pode ter afetado a saúde mental da população.
Objetivos Avaliar a influência da infodemia nos sintomas depressivos e sentimentos de tristeza em adultos e idosos do Sul do Brasil.
Metodologia Estudo transversal de base populacional realizado em Criciúma (SC) entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. O processo de amostragem ocorreu em dois estágios: seleção aleatória dos setores censitários e dos domicílios. Todos os moradores com 18 anos ou mais de idade foram convidados a participar. As entrevistas foram feitas face a face. Infodemia foi definida como: busca ou recebimento de informações sobre a Covid-19 muitas vezes ao dia. Sintomas depressivos e sentimentos de tristeza foram avaliados pelo Questionário de Saúde do Paciente (PHQ-9) e pela Escala de faces. Análises brutas e ajustadas foram realizadas através do teste exato de Fisher e Regressão de Poisson.
Resultados Foram estudados 863 indivíduos. A maioria era do sexo feminino (58,4%), idosos (29,7%), de cor de pele branca (83,2%) e 30% tinham nível superior de ensino. A prevalência de infodemia foi 22,1%. Na análise ajustada, infodemia esteve relacionada com sentimentos de tristeza e sintomas depressivos, ou seja, indivíduos que buscavam informações sobre Covid-19 muitas vezes ao dia tiveram 1,70 vezes mais probabilidade de ter sentimentos de tristeza (IC95% 1,37; 2,11), além de prevalência 2,53 vezes maior de sintomas depressivos (IC95% 1,65; 3,88) quando comparados aos que não apresentaram infodemia.
Conclusões/Considerações A infodemia durante a Covid-19 foi relacionada com importantes desfechos de saúde mental (sintomas depressivos e sentimento de tristeza), destacando a influência que o aumento no acesso e na quantidade de informações, durante a pandemia, teve na vida diária da população. Reforça-se a necessidade da atuação intersetorial para o acolhimento de condições de saúde mental e a importância da educação em saúde e da mídia na transmissão de informações.
|