SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
42919 - OCORRÊNCIA DE VACINAÇÃO E EFEITOS COLATERAIS PÓS-VACINA EM INDIVÍDUOS ADULTOS DE RIO GRANDE/RS QUE TIVERAM COVID-19 RENATA CRISTINA DA SILVA MARTINS - UFPEL, ALINE AUGUSTA MEDEIROS RUTZ - UFPEL, MIRELLE DE OLIVEIRA SAES - FURG, SUELE MANJOURANY SILVA DURO - UFPEL
Apresentação/Introdução A vigilância de segurança pós-comercialização da vacina contra a COVID-19 é fundamental para a saúde da população vacinada. Dessa forma, estudos sobre os potenciais efeitos colaterais relacionados a ela são de suma importância para aumentar a confiança e a adesão dos indivíduos as vacinas e consequentemente a contenção da pandemia da COVID-19.
Objetivos O objetivo deste trabalho é analisar a ocorrência de efeitos colaterais pós-vacina entre indivíduos que tiveram COVID-19.
Metodologia Foi realizado um estudo transversal entre julho e outubro de 2021, com 2.919 indivíduos de 18 anos ou mais residentes em Rio Grande/RS, que tiveram diagnóstico de COVID-19 entre dezembro de 2020 e março de 2021. O desfecho foi medido quanto ao relato de efeitos colaterais leves pós-vacina (febre, dor de cabeça, dor no corpo ou outro). As variáveis independentes utilizadas foram sexo, idade, nível socioeconômico, tabagismo, autopercepção de saúde, situação de saúde após a COVID-19, multimorbidade, internação hospitalar durante a infecção e presença de COVID-longa. Foram realizadas análises descritivas e bivariadas por meio de teste de qui-quadrado. Foi adotado um nível de significância de 5%.
Resultados A ocorrência de efeitos colaterais em nossa amostra foi de 59,1%, sendo maior entre os mais jovens (<0,001), de nível econômico D/E (0,014), sem multimorbidade (0,012), naqueles que referiram piora da saúde após a COVID-19 (<0,001) e entre os sem COVID-longa (<0,001). Não foi observada associação com sexo, tabagismo e autopercepção de saúde.
Conclusões/Considerações Os resultados desse estudo evidenciaram a importância do monitoramento das vacinas contra a COVID-19 durante seu uso, onde a detecção e notificação dos efeitos colaterais pós-vacina permitirão o atendimento e acompanhamento dos indivíduos acometidos, com efetiva intervenção para garantir a credibilidade da vacina e incentivo a vacinação.
|