Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

42776 - INFORME EPIDEMIOLÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E ORIENTAÇÃO DAS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM UM TERRITÓRIO DISTRITAL
ELLEN CAROLINE CAROLINE DA SILVA SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFBA, ALLANA FRANKLIM FELIPPE DO CARMO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFBA, LETÍCIA GOMES DE SOUZA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFBA, MARILUCE KARLA BOMFIM DE SOUZA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UFBA, ANA RITA CLEMENTE SANTANA CONCEIÇÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SALVADOR


Período de Realização
Atividade desenvolvida no período de março à dezembro de 2021.

Objeto da experiência
Produção de Informes Epidemiológicos (IE) sobre a situação da Covid-19 em um distrito sanitário (DS) do município de Salvador, na Bahia.

Objetivos
Relatar a experiência acerca da produção de Informes Epidemiológicos sobre a situação da Covid-19, enquanto instrumento de comunicação e orientação das ações de enfrentamento a pandemia, voltado para profissionais e gerentes das unidades de um distrito sanitário de Salvador, na Bahia.

Metodologia
Os IE foram produzidos por residentes do Curso de Especialização em Saúde Coletiva sob forma de Residência com concentração em Planejamento e Gestão sob acompanhamento da preceptora do serviço e supervisão docente. Para a produção mensal, os dados eram acessados - TABNET Salvador, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e Ministério da Saúde -, agrupados e analisados no Excel.A divulgação ocorreu por e-mail e WhatsApp para todas as unidades do território.

Resultados
Foram produzidos 7 IE de três ou quatro laudas com apresentação de dados epidemiológicos sobre o panorama e ações de contingência para a Covid-19. O conteúdo foi organizado em gráficos, tabelas, quadros, imagens e texto. Os IE comunicavam o número de casos e óbitos no território, com o recorte dessas informações por bairros, e segundo sexo, raça/cor e faixa etária. Também informavam sobre pontos de testagem, vacinação, distribuição de máscaras e ações de saúde do trabalhador, dentre outras.

Análise Crítica
A produção do IE surgiu da necessidade de divulgar a situação epidemiológica atualizada da Covid-19 no DS. Para fins de organização, mantinha-se a padronização do layout e das informações contidas nos informes. O IE forneceu um panorama rápido e prático da situação da Covid-19 e serviu como facilitador no processo de comunicação entre o DS e as suas unidades de saúde. Como limitação desse trabalho, os IE não apresentaram uma troca dialógica com profissionais e gerentes atuantes nas unidades.

Conclusões e/ou Recomendações
Os IE visam publicizar os dados em saúde e orientar os trabalhadores na tomada de decisão nas unidades de saúde e no território de atuação. O acesso a estes instrumentos possibilita auxiliar na gestão dos serviços, identificando o perfil epidemiológico, características da população e locais mais acometidos, além de corroborar para a reorganização de fluxos dos estabelecimentos de saúde, ofertas de serviços e desenvolvimento de ações educativas.