SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
42539 - TEMPO DE INTERNAÇÃO EM UTI E MORTALIDADE POR COVID-19: UM ESTUDO TRANSVERSAL EM SALVADOR- BA EDSON DE ANDRADE NHAMUAVE - UFBA, ANA CAROLINA SOUZA TORRES - UFBA, AUDÊNCIO VÍTOR - USP, MARIA EDUARDA MAIA VILAR - UFBA
Apresentação/Introdução O aumento do número de dias de internação em UTI aumenta a possibilidade de o indivíduo falecer por COVID-19 no Brasil.
Objetivos Analisar a associação entre o número de dias de internação hospitalar em Unidade de terapia Intensiva (UTI) com a mortalidade por COVID 19 na cidade de Salvador- BA, no ano de 2021.
Metodologia Estudo Transversal, com dados do Banco de Dados da plataforma de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Ano 2021. Realizou-se análise bivariada, multivariada e análise de modificador de efeito através do teste Qui- quadrado de Mantel Haenszel.
Resultados Participaram 1.938 indivíduos diagnosticados com COVID 19, internados em UTI, observou-se um aumento na chance de morrer em pacientes internados por período maior ou igual a 21 dias (RP=1,39), quando ajustado pelo sexo e raça (RP=1,40) e pela idade (RP=1,35). Indivíduos com idade menor que 60 anos, com internamento superior ou igual a 21 dias, teve a chance de morrer aumentada em 4,62 vezes.
Conclusões/Considerações Indivíduos menores que 60 anos, quando internado em UTI por período maior que 21 dias, tem a chance aumentada em 4,62 vezes de morrer por COVID-19.
|