Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

42322 - AÇÃO DE RASTREIO PARA DETECÇÃO DO VÍRUS CAUSADOR DA COVID-19 NA POPULAÇÃO DE PALMAS, TOCANTINS – UMA ESTRATÉGIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA.
LAYLA CRISTINA DE OLIVEIRA NUNES - FESP PALMAS, LARA DE OLIVEIRA LAMIN - FESP PALMAS, FERNANDA MARIA FERNANDES DO CARMO LEMOS - FESP PALMAS, NADJA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO DE SOUSA - FESP PALMAS


Período de Realização
Relato de experiência de residentes em saúde coletiva nos meses de março a maio de 2022.

Objeto da experiência
A importância da estratégia de rastreamento do vírus SARS CoV-2 com o intuito de interromper a cadeia de transmissão na população de Palmas-TO.

Objetivos
Descrever vivências de profissionais residentes em saúde coletiva durante a elaboração e execução da estratégia de rastreamento do SARS CoV-2 em Palmas-TO.

Metodologia
O rastreamento do novo coronavírus em Palmas é realizado por meio da testagem rápida (imunoensaio cromatográfico de antígeno) em locais que apresentam dois ou mais casos de transmissão entre os envolvidos, estando ou não sintomáticos, tendo como finalidade isolar as pessoas diagnosticadas com o vírus e assim conter a propagação.

Resultados
Observou-se que esse método de rastreio é bastante eficaz no bloqueio da cadeia de transmissão do vírus e que o isolamento das pessoas confirmadas ainda é a melhor forma de evitar a propagação da doença na população, assim como as medidas básicas de prevenção: vacinação, uso de máscaras, distanciamento físico e higienização frequente das mãos.

Análise Crítica
O enfrentamento da pandemia de covid-19 ainda é um grande desafio do sistema de saúde e o departamento de vigilância se faz essencial na implementação de medidas para controle dessa doença. O rastreamento do SARS CoV-2 é uma alternativa adotada pelo município de Palmas para conter a circulação do vírus na população, impedindo o aumento de casos e o surgimento de novas variantes.

Conclusões e/ou Recomendações
O avanço da imunização contra covid-19 teve como consequência a redução das demais medidas de prevenção aderidas pela população no início da pandemia, fato que contribuiu para um aumento significativo da transmissão. Neste contexto, as ações estratégicas da vigilância em saúde, tais como o rastreamento do SARS CoV-2, se tornam imprescindíveis para reprimir a circulação viral e manter o controle da doença.