Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

42218 - INVESTIGAÇÃO E NOTIFICAÇÃO DE CASOS DE COVID-19 RELACIONADOS AO TRABALHO: A EXPERIÊNCIA DO CEREST DUQUE DE CAXIAS/RJ
DEBORA LOPES DE OLIVEIRA - CEREST - DUQUE DE CAXIAS RJ, THEMIS LONGO ROSADAS - CEREST - DUQUE DE CAXIAS RJ, MARCELO NEVES DO NASCIMENTO - CEREST - DUQUE DE CAXIAS RJ, ROSANGELA RODRIGUES TEIXEIRA - CEREST - DUQUE DE CAXIAS RJ, LUCIA REGINA SOUZA DA CRUZ - CEREST - DUQUE DE CAXIAS RJ, ETHEL DA SILVEIRA MACHADO - CEREST - DUQUE DE CAXIAS RJ


Período de Realização
A experiência relatada ocorreu entre junho de 2020 e maio de 2022.

Objeto da experiência
A investigação e a notificação dos casos de Covid-19 relacionados ao trabalho de residentes no município de Duque de Caxias no Rio de Janeiro.



Objetivos
Investigar e notificar os casos de Covid-19 relacionados ao trabalho; Estabelecer os possíveis nexos causais com o trabalho; Identificar as categorias profissionais que mais foram impactadas pela COVID-19 nos casos investigados; Apontar estratégias de ação para a Vigilância Epidemiológica dos casos.

Metodologia
O estabelecimento de estratégias de vigilância epidemiológica para a investigação da possível relação da COVID-19 com o trabalho, sua notificação e registro nos Sistemas de Informações em Saúde desencadeou as seguintes ações: extração de informações do banco do SRAG de 2020, seleção dos casos a partir dos critérios de elegibilidade; elaboração de formulário complementar de investigação; estabelecimento de estratégias de busca ativa dos casos para estabelecimento do nexo.

Resultados
Utilizado o banco de dados da SRAG de 2020 com 6.146 casos de COVID-19. Sendo elegíveis 2.209 casos: 1.396 investigados, 980 inconclusivos, 249 sem nexo, 167 com nexo, e 813 em busca ativa. Dos casos confirmados: 60% masculino; 24% negros; 66% entre 35 e 59 anos; 21% foram a óbito; quanto à ocupação identificou-se: 35% comércio/serviços, 16% transporte; 14% saúde, 11% segurança, 11% administração; 6% indústria, 4% profissionais liberais; 4% construção civil.

Análise Crítica
O banco do SRAG/2020 apresentava informações inconsistentes para a identificação da ocupação dos trabalhadores, bem como de outras informações necessárias para o conhecimento do perfil dessa população e estabelecimento do nexo com o trabalho. A busca ativa dos casos envolveu contato telefônico e análise de prontuário médico. Nos casos confirmados constatou-se que o setor de serviços/comércio foi a principal ocupação dos trabalhadores com nexo seguido dos trabalhadores do transporte e da saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Necessidade de incorporação do trabalho como categoria central pelo SUS; Desenvolvimento de uma norma orientadora de caráter nacional para a investigação, notificação e monitoramento dos casos de COVID-19 na sua relação com o trabalho. Melhoria das condições de trabalho, investimento em recursos materiais e humanos, e em ações de formação para a melhoria da qualidade das informações nos registros no SUS.