SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
42188 - LINHA DE FRENTE SOB OLHAR DA VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE COVID-19 DURANTE A PANDEMIA INGRID XAVIER RODRIGUES - CEULP/ULBRA/FESP, LÚCIA HELENA FERNANDES QUINTELLA - CEULP/ULBRA/FESP, FERNANDA MARIA FERNANDES DO CARMO LEMOS - FUNDAÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PALMAS (FESP)
Período de Realização Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva(FESP/Ceulp/Ulbra) – Março/2021 a Março/2022
Objeto da experiência Vivências em Saúde Coletiva na Área técnica de Covid-19 no monitoramento dos casos e construção dos Boletins Epidemiológicos no Município de Palmas-TO
Objetivos Contemplar o papel da vigilância epidemiológica e suas ferramentas como importante contribuinte na formação das redes de saúde, disponibilização de dados e na manutenção da Saúde do Município sob viés da Pandemia de COVID-19.
Metodologia Trata-se das vivências de um grupo de residentes em Saúde Coletiva, sendo duas biomédicas, uma psicóloga, uma enfermeira especialista em Saúde da Família e uma nutricionista especialista em Saúde da Família tendo como preceptora uma Biomédica doutoranda responsável pela Coordenação Técnica do agravo no Município. O relato contempla o registro/análise epidemiológica dos casos confirmados e descartados para COVID-19, monitoramento e construção dos Boletins Epidemiológicos durante a pandemia.
Resultados Foram analisados taxas de ocupação hospitalar, pacientes hospitalizados, quantitativo de exames laboratoriais realizados, Casos confirmados para covid-19(idade, sexo, comorbidade e/ou fatores de risco), óbitos, coeficiente de incidência, letalidade e mortalidade e quantitativo de doses de vacina contra a covid-19. Foi realizada a investigação dos óbitos e internados por Covid-19; identificação de surtos e medidas de prevenção; matriciamento das Unidades Sentinelas e monitoramento dos pacientes.
Análise Crítica A equipe técnica supracitada, durante o período de sua atuação, contribuiu na elaboração e divulgação de 321 boletins epidemiológicos, permitindo que a população acompanhasse os dados referentes à doença em tempo real. Além disso, permitiu o processo de capacitação das unidades sentinelas e descentralização dos casos confirmados para as 34 unidades de saúde do Município, a fim de contribuir com um atendimento mais oportuno aos casos confirmados.
Conclusões e/ou Recomendações Foi possível durante o período vivenciar o outro lado da linha de frente no combate a Covid-19, contemplando desde o recebimento dos laudos à identificação e análise de determinantes e condicionantes relacionados à doença. Para além da visualização dos indicadores trabalhados, o corpo técnico também contribuiu com a formação dos trabalhadores da rede, desde a identificação dos sintomas, etapas da anamnese ao registro/consolidado das informações.
|