SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
42155 - SÍNTESE DO TRABALHO COMUNITÁRIO EM SAÚDE NO CONTEXTO INTERNACIONAL FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19 CAMILA AMARAL MORENO FREITAS - UFBA, CAMILA DE JESUS FRANÇA - UFBA, CRISTIANE ABDON NUNES - UFBA, ANA LUIZA QUEIROZ VILASBÔAS - UFBA, ROSANA AQUINO - UFBA, NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO - UFBA
Apresentação/Introdução A pandemia global da Covid-19 impactou os diferentes sistemas de saúde com mudanças e desafios significativos na prestação do cuidado. O crescente interesse mundial sobre programas governamentais relacionados aos trabalhadores comunitários de saúde (CHWs) justifica-se pela sua força frente à comunidade na redução de iniquidades facilitando o acesso a serviços essenciais de saúde.
Objetivos O presente trabalho busca sistematizar evidências sobre o trabalho dos CHWs durante o período pandêmico, entre os anos de 2020 a 2022, em diferentes países com base na síntese rápida em bases bibliográficas.
Metodologia Trata-se de uma síntese rápida de evidências quanto às produções internacionais relacionadas ao trabalho dos trabalhadores comunitários de saúde, durante o período da pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 a 2022. As bases de dados foram Pubmed e Web Of Science. Para avaliação metodológica dos artigos foi utilizado, de forma adaptada, o instrumento do Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Os descritores e operadores boleanos para estruturar a estratégia de busca: “community health workers” AND “covid” OR “pandemic”.Os resultados foram categorizados considerando as temáticas: ações de prevenção; capacitação/treinamento; apoio social; saúde mental e questões de gênero.
Resultados Dentre os 28 estudos selecionados, identificaram-se 21 pesquisas empíricas, 5 relatos de experiências e 2 revisões sistemáticas. Os trabalhadores comunitários de saúde demonstraram resiliência e dedicação profissional, mesmo frente ao medo e a alta demanda ocasionada pela reorganização dos processos de trabalho. As publicações selecionadas destacam entre as ações dos CWHs o telessaúde, a entrega de medicamentos, treinamentos adequados, saúde mental, apoio à logística de vacinação, testagem e apoio a usuários com quadros leves de Covid-19.
Conclusões/Considerações Essa síntese revelou como o trabalhador comunitário em saúde desenvolve um papel crítico em diversos países na prevenção e controle de crises sanitárias, como da Covid-19. O conjunto ampliado de práticas dos CHWs indica a sua relevância quanto à competência cultural e vínculo comunitário para o fortalecimento da APS nos sistemas de saúde e inclusive, para resiliência no enfrentamento de futuros desafios de saúde pública
|