Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

42108 - INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO A PARTIR DE UM ÓBITO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR-BA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
TIAN CRISTIANE DOS SANTOS DANTAS - SMS/CIEVS SSA, MARCELA ALMEIDA DE MUHANA - SMS/CIEVS SSA, ANA PAULA MEDEIROS - SMS/CIEVS SSA, ENIO SILVA SOARES - SMS/CIEVS SSA, JOSÉ JORGE MORENO DA SILVA - SMS/CIEVS SSA, ROSILDETE SILVA SANTOS PIRES - SMS/CIEVS SSA, EDELEIDE DOS SANTOS XAVIER - SMS/CIEVS SSA, ELLEN SANTIAGO SANTANA - SMS/CIEVS SSA, LAZARO JOSE RODIRGUES DE SOUZA - SMS/CIEVS SSA, CRISTIANE WANDERLEY CARDOSO - SMS/CIEVS SSA


Período de Realização
Inquérito realizado entre 18 a 30 de maio de 2022.

Objeto da experiência
Realização de Inquérito epidemiológico a partir de um óbito de um estudante residente em Salvador-BA.

Objetivos
Relatar a experiência da realização de um inquérito epidemiológico realizado pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Salvador (CIEVS SSA) a partir de um óbito de um estudante e identificar a existência de um surto por doença respiratória.

Metodologia
Estudo descritivo realizado no CIEVS SSA a partir das seguintes etapas:1) Levantamento de dados da comunidade escolar; 2) Definição do caso 3) Elaboração de questionário para coleta de dados 4) Entrevistas da comunidade escolar 5) Identificação dos casos elegíveis para coleta laboratorial 6) Coleta de amostras biológicas 7) Análise dos dados. Os critérios de inclusão dos casos foram indivíduos com sintomas gripais (tosse, febre e dor de garganta) de 01 março a 14 de abril de 2022.

Resultados
Dos 234 indivíduos da comunidade escolar, 114 (49%) foram entrevistados. Desses, 97(85,1%) relataram sintomas gripais: 52 (51,5%) buscaram a emergência (3 internamentos, sendo 1 óbito de criança de 2 anos, sexo feminino e sem comorbidades). Dos sintomáticos, 89 (92%) alunos e 8 (8%) funcionários sendo 10 elegíveis para testagem e 5 (50%) testados. Os resultados laboratoriais obtidos (inclusive do óbito): Rinovírus (2), Metapneumovírus (1) Bocavírus (1), Enterovírus (1), Parainfluenza tipo-4 (1).

Análise Crítica
O inquérito identificou a ocorrência de um surto na comunidade escolar causado por vírus respiratórios não SARS CoV-2, apesar da pandemia da COVID-19 em curso. O baixo número de amostras coletadas reflete a dificuldade da realização de testes dentro da janela imunológica ideal para detecção dos vírus, demonstrando a importância da investigação oportuna. Os vírus evidenciados nos resultados laboratoriais, demonstram a ampla circulação de vírus respiratórios diversos nessa faixa etária.

Conclusões e/ou Recomendações
A partir dessa experiência, foi possível elaborar relatório que evidencia a vulnerabilidade da comunidade escolar para ocorrências de surtos de doenças virais mostrando a investigação oportuna como ampliação do conhecimento sobre o comportamento da covid-19 e de outras doenças por vírus respiratórios. É importante a continuidade das atividades que interfere diretamente para medidas de controle de surtos de doenças respiratórias.