Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

42055 - USO DO RECORD LINKAGE EM CASOS GRAVES DE COVID-19
LARISSA DA SILVA MACHADO - UFRJ, LUIS GUILHERME SANTOS BUTERI ALVES - UFRJ, REJANE SOBRINO PINHEIRO - UFRJ


Apresentação/Introdução
A pandemia da COVID-19 mostrou a relevância do registro ágil dos casos para apoiar a elaboração e monitoramento de ações. As notificações da síndrome gripal são feitas no e-SUS Notifica e a dos casos de síndrome respiratória aguda grave são feitas no SIVEP-Gripe. Reunir as duas bases permite ampliar o escopo das análises e recuperar dados que possam ter sido omitidos em alguma delas.

Objetivos
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a concordância dos dados dos casos graves de COVID-19 nas bases de dados e-SUS Notifica e do SIVEP-Gripe, através de record linkage, no município do Rio de Janeiro, 2020 e 2021.

Metodologia
Trata-se de um estudo seccional dos casos de COVID-19 considerados graves. Foi utilizada uma chave determinística baseada no soudex do nome do paciente, data de nascimento e sexo para vinculação entre as duas bases de dados. Foram selecionados os casos do e-SUS Notifica que evoluíram para uma síndrome respiratória aguda grave, e notificados no SIVEP-Gripe. Foi observada a relação de concordância entre as variáveis sobre características sociodemográficas, condição para gravidade, gestação e evolução entre as bases de dados.

Resultados
Dos 55584 registros selecionados, mais de 80% foram notificados no mesmo ano (p<0,001). Há 98,2% de concordância entre as idades informadas nas bases (diferença de até 2 anos Mais de 30% dos que evoluíram para internação tiveram desfecho de óbito por COVID-19 no SIVEP e nenhum registro no e-SUS Notifica e 84,4% dos registros concordaram sobre ausência de fator de risco. Somente 2,4% das condições gestante/gestação de risco do e-SUS Notifica foram informadas no SIVEP-Gripe no campo gestante, ao contrário de sexo, que concordou em 100% dos registros. Raça/cor concordou em menos de 2/3 dos registros.

Conclusões/Considerações
A concordância entre as duas bases de dados variou no período. Embora possa ter ocorrido erro no linkage que explique parte das discordâncias, ele pode ser usado para a qualificação dos dados, além de análises relevantes de seguimento dos pacientes na rede.