SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
41998 - OS REFLEXOS DA PANDEMIA DE COVID-19 EM UM MUNICÍPIO MARCADO POR DESASTRE SOCIOAMBIENTAL CAMILA DA SILVEIRA SANTOS - UFMG, FRANCISCO CARLOS FÉLIX LANA - UFMG
Apresentação/Introdução A pandemia de Covid-19, considerada um dos maiores e mais complexos desafios do século, se tornou uma Emergência Global de Saúde Pública. Assim como um dos maiores desastres socioambientais da mineração do mundo, tem potencial de intensificar a carga de doenças e impactar gravemente os serviços de saúde.
Objetivos Analisar os impactos da pandemia de Covid-19 nos serviços de saúde que atendem a população atingida pelo desastre socioambiental de Mariana.
Metodologia Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado em Mariana, onde encontram-se as comunidades diretamente atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, que devastou Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. A coleta de dados foi por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com profissionais da Unidade Básica de Bento Rodrigues, do Centro de Atenção Psicossocial, e gestores de saúde. Totalizaram a amostra 14 participantes. Os dados foram submetidos à Análise de Discurso. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer: 5.240.469). Foram mantidos todos preceitos éticos na pesquisa, resguardados o anonimato dos participantes e sigilo dos dados obtidos.
Resultados A pandemia de Covid-19 impactou os serviços de saúde de diversas formas, dentre elas, a dificuldade da população em manter os atendimentos de rotina, desencadeando uma transição de doenças agudas para crônicas, as atividades coletivas foram suspensas, houve interrupção das visitas domiciliares, em especial pelos Agentes Comunitários de Saúde, fazendo com que o elo entre as famílias e o serviço fosse fragilizado. A pandemia dificultou também, os atingidos acompanharem o processo de reassentamento, as discussões em audiências relacionadas às questões de indenização e sobretudo intensificou o sofrimento ocasionado pelo desastre e o processo de adoecimento mental dessa população.
Conclusões/Considerações O legado deixado pela pandemia de Covid-19 para uma cidade já impactada por desastre foi trágico. Houve complicações no acesso aos serviços, diminuição na busca por atendimento, fragilização na comunicação serviço-comunidade e sobretudo, agravos nas condições de saúde da população atingida. No entanto, os profissionais tentaram mitigar esses danos, utilizando como estratégia as chamadas de vídeo para a continuidade dos acompanhamentos de saúde.
|