Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

41772 - O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ARTICULAÇÃO SAÚDE E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATENÇÃO À CRISE DE ANSIEDADE COLETIVA EM UMA ESCOLA DE RECIFE
VICK BRITO OLIVEIRA - NASF RECIFE, CARLA CAROLINE SILVA DOS SANTOS - NASF RECIFE, ADRIANA LOBO JUCÁ - NASF RECIFE, ISABELLE DINIZ CERQUEIRA LEITE - NASF RECIFE, DANNIELA DA COSTA BARROS - ESF JADER DE ANDRADE, ANDRESA PAULA FERREIRA DE MELO QUEIROZ - NASF RECIFE, KALLIANNY SILVA MAGALHÃES - NASF RECIFE, THAÍS CAMILLE ALVES GONÇALO - NASF RECIFE, ANA CRISTINA OLIVEIRA DE SOUZA - ESCOLA ESTADUAL INALDA SPINELLI, FLÁVIA SILVA ANDRADE DOS SANTOS - ESCOLA ESTADUAL INALDA SPINELLI


Período de Realização
Experiência vivenciada desde março de 2022 até a presente data, em Recife-PE.


Objeto da experiência
Fomento e operacionalização das ações intersetoriais da saúde e educação diante das demandas da saúde mental na escola após período de ensino remoto.

Objetivos
Discutir o cenário e as ações em saúde mental promovidos por uma equipe Nasf de Recife-PE, em articulação com uma escola estadual, em resposta aos episódios coletivos e rotineiros de crises de ansiedade de estudantes, após o retorno presencial às atividades letivas.


Metodologia
São desenvolvidas atividades de educação em saúde com encontros e discussões em sala de aula, ancoradas na educação popular, com uso de jogos e dinâmicas com os discentes. A partir da construção do vínculo, atendimentos individuais e em grupo na unidade de saúde são realizados, com articulação de rede setorial e intersetorial para estudantes com demandas em saúde mental. Somam-se ainda propostas de discussões temáticas e de casos com o corpo docente auxiliando no acolhimento aos estudantes.


Resultados
A relação estabelecida amplia a vinculação com a comunidade escolar e expande a percepção da equipe de saúde sobre o território. As questões de saúde mental, neste cenário, com destaque para episódios coletivos de crises de ansiedade, estão rotineiros, e a articulação intersetorial tem contribuído no manejo da situação. Há dificuldades de acolhimento na escola, nota-se que o descaso e a perspectiva patologizante e medicalizante conduzem o modo como parte do corpo docente aborda a situação.


Análise Crítica
O retorno às atividades letivas não considerou as mudanças do cenário pandêmico. Orientações foram realizadas para as ações não farmacológicas, no entanto, aspectos subjetivos, que estão atravessados por questões contextuais, não foram considerados para preparação da comunidade escolar. A escola faz parte do Programa Saúde na Escola, orientações poderiam ser destaques para condução do PSE nos territórios, potencializando os dispositivos sociais na compreensão de episódios como estes em questão.


Conclusões e/ou Recomendações
Necessário o fortalecimento das ações intersetoriais com a ampliação da articulação no território envolvendo gestores de saúde e educação, no intuito de discutir e formular estratégias a médio e longo prazo para comunidade escolar junto com outros setores e dispositivos sociais para o impacto da pandemia. Na atenção à saúde mental, reafirma-se a importância do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial comprometida com a promoção à saúde.