Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

41735 - SÍNDROME INFLAMATÓRIA MULTISSISTÊMICA PEDIÁTRICA (SIM-P) ASSOCIADA À COVID-19, MINAS GERAIS, 2020 A 2022 .
FERNANDA DA SILVA BARBOSA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, CAIO AUGUSTO DOMINGOS - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, FLÁVIA RIBEIRO SOARES CRUZEIRO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, GILMAR JOSÉ COELHO RODRIGUES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, EVA LÍDIA ARCOVERDE MEDEIROS - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS


Período de Realização
O período de análise consiste em agosto de 2020 à maio de 2022.

Objeto da experiência
Descrever os casos de SIM-P confirmados em Minas Gerais, notificados na plataforma RedCapForm-SUS, entre agosto/2020 e maio/2022.

Objetivos
O estudo tem por objetivo caracterizar o perfil clínico e epidemiológico da SIM-P dos casos confirmados em Minas Gerais. Assim como, avaliar as ações de vigilância em saúde diante de emergências em saúde pública e agravos inusitados.

Metodologia
Foi realizado estudo descritivo a partir do banco de dados não nominal dos casos de SIM-P confirmados do Estado de Minas Gerais. As variáveis estudadas foram referentes as seguintes categorias: identificação do caso ou óbito, identificação da internação, critérios atendidos, sinais/sintomas e achados clínicos e tratamento. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva como medidas de tendência central e dispersão, análise de frequências e proporções, pelosoftware Microsoft Excel®.

Resultados
Foram notificados 560 casos, sendo 209 confirmados para SIM-P. Taxa de incidência acumulada 3,8 casos por 100 mil hab.; letalidade 2,4% (5 óbitos). Além da febre e resultado ou contato COVID-19 positivo em 100%, os critérios mais relatados: marcadores inflamatórios 95%, gastrointestinais 82%, conjuntivite 75%. Necessitaram de UTI 47%, 70% utilizaram imunoglobulina humana e 69% tiveram alta sem sequelas. Perfil demográfico: 58% sexo masculino; 44% < cinco anos; 34% raça/cor parda.

Análise Crítica
A partir da análise do banco de dados, verifica-se a importância de uma vigilância oportuna, em que por meio de suas ações, obtém-se um aumento da taxa de notificações, fornecendo dados que levam a ações que impactam na redução de desfechos negativos.
Um dos fatores que impactam para essa atuação, é a qualidade dos dados, observados principalmente nas variáveis sociodemográficas, em que a incompletude não permite uma análise dos determinantes sociais sobre a incidência do agravo.


Conclusões e/ou Recomendações
A vigilância deve ser oportuna e efetiva, permitindo fornecer dados sobre os padrões de ocorrência da doença, visando a identificação precoce de caso suspeito para instituição tanto de medidas de saúde pública, quanto clínicas de forma precoces, reduzindo a morbimortalidade de um evento inusitado.