SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
41673 - CATALOGAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DE PESQUISAS PUBLICADAS NO BRASIL SOBRE OS TRABALHADORES DA SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID-19 NOS ANOS DE 2020-2021 FLÁVIA DE ASSIS SOUZA - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO-EPSJV/FIOCRUZ, MARIA RUTH DOS SANTOS - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO-EPSJV/FIOCRUZ, ROBERTA CORÔA - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO-EPSJV/FIOCRUZ, MICHELE NACIF - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO-EPSJV/FIOCRUZ, PATRÍCIA FERREIRA - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO-EPSJV/FIOCRUZ, MONICA VIEIRA - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO-EPSJV/FIOCRUZ, ELIANE VIANNA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução No Brasil, o volume de pesquisas acadêmicas sobre a COVID-19 foi expressivo. Por isso, o Projeto Respiro realizou um amplo levantamento bibliográfico sobre a produção acadêmica no país durante os dois primeiros anos da pandemia. O foco da nossa busca foi pesquisas relacionadas aos trabalhadores da saúde na pandemia.
Objetivos Catalogar e categorizar pesquisas publicadas sobre trabalhadores da saúde na pandemia de Covid-19 no Brasil entre os anos de 2020 e 2021, utilizando o software Maxqda.
Metodologia Foram selecionadas 50 pesquisas publicadas nas bases de dados do google acadêmico, scielo, BVS e Arca dados nos anos de 2020 e 2021. Foram selecionadas pesquisas publicadas no Brasil. Os descritores utilizados para realizar a pesquisa foram: ‘’trabalhadores da saúde e COVID-19’’, ‘’trabalhadores da saúde’’, ‘’processo de trabalho em saúde e COVID-19’’. Todos os arquivos foram baixados no gerenciador de referências mendeley e posteriormente exportados para o software Maxqda para que fossem categorizados. No Maxqda os trabalhos foram divididos em três grupos: (a) artigos, boletins e preprints, (b) informes, check-list, cartilhas de orientação ao trabalhador, (c) ebooks, dissertações e teses.
Resultados Quanto aos temas das pesquisas que mais apareceram no levantamento bibliográfico, foram identificados nove: saúde mental dos trabalhadores da saúde na pandemia, saúde dos trabalhadores da saúde/EPI’s, orientações para os trabalhadores/recomendações, percepção da pandemia pelos trabalhadores da saúde, hospitalização/morte de profissionais da saúde na pandemia, formação profissional experiências inovadoras, condições de trabalho/relações de gênero, condições de trabalho dos trabalhadores da saúde e imagem do trabalhador da saúde/mídia.
Conclusões/Considerações Percebemos que houve um grande volume de pesquisas voltadas para os trabalhadores da saúde durante a pandemia, entretanto, os temas de pesquisa focaram principalmente no tema de saúde mental, acesso/utilização correta de EPI’s e orientações/recomendações para os trabalhadores. Portanto, notamos poucas pesquisas centradas no impacto da pandemia sobre os trabalhadores da saúde que levassem em consideração as interseções de classe, gênero e raça.
|