SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
41614 - ÓBITOS POR COVID-19 E POR CAUSAS EXTERNAS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, 2020 CREMILDO JOAO BAPTISTA - UFMS
Apresentação/Introdução A doença do novo coronavírus 2019 (Covid-19) tornou-se uma das principais causas de morte nos anos de 2019 e 2020, chegando a superar as doenças do aparelho circulatório, com destaque para o infarto do miocárdio não especificado (I219), e todas as causas externas, onde os acidentes de trânsito, homicídios e suicídios respondem por cerca de dois terços dos óbitos por causas externas no Brasil.
Objetivos Comparar as proporções de óbitos somente por Covid-19 e por causas externas agrupadas no estado de Mato Grosso do Sul em 2020.
Metodologia Estudo quantitativo, descritivo e comparativo de proporções de mortes com dados do Sistema de Informação de Mortalidade de Mato Grosso do Sul (MS) referentes a 2020. Foram selecionados os óbitos que tinham como causa básica (CB) "infecção pelo coronavírus de localização não especificada" (Coronavírus inespecificado) - (CID-B34.2) e todas as mortes com CB uma das causas externas (Capítulo XX da CID-10) (não causa múltipla). Foram calculadas taxas de mortalidade proporcional por todas as causas/grupos de causas e comparadas às proporções de mortes entre a causa básica Covid-19 e todas as causas externas agrupadas (Capítulo XX da CID-10).
Resultados Ocorreram 19.692 mortes no MS em 2020, das quais 2.273 (11,54%) com causa básica Covid-19 e 1.919 (9,90%) pelas causas externas. As mortes por Covid-19 foram 16,57% mais frequentes que as mortes por todas as causas externas agrupadas. Entre as causas externas, predominaram as lesões autoprovocadas intencionalmente por enforcamento, estrangulamento e sufocação na residência.
Conclusões/Considerações A Covid-19 foi a principal causa de mortes no período no estado e superou proporcionalmente todas as causas externas agrupadas. Apesar da restrição de mobilidade devido à pandemia no período analisado, as causas externas ocuparam o segundo lugar entre as causas de morte mais frequentes, presumivelmente agravado pelo isolamento social que pode ter oportunizado suicídio, violência e acidentes domésticos com morte consequente, entre outros fatores
|