SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
41296 - CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19: DESCRIÇÃO DO NÚMERO DE DOSES APLICADAS E ANÁLISE DA COBERTURA VACINAL POR FAIXA ETÁRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM 2021 E 2022 WAGNER BRITO DE BARROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, SILVANA HOLANDA NERES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, RAFAEL VIDAL MARQUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ELEN LUCIA DE SÁ BORGES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, NADJA GREFFE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MÁRCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA GARCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Apresentação/Introdução A cidade do Rio de Janeiro iniciou a vacinação em janeiro de 2021 para combater a pandemia de COVID-19. Devido a poucas doses, o planejamento e distribuição das vacinas ocorreu de forma gradativa e prioritária para os grupos mais vulneráveis e com escalonamento por idade. As informações inerentes à vacinação foram essenciais para as tomadas de decisão e melhoria da situação epidemiológica.
Objetivos Descrever o total de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas durante a campanha de vacinação na cidade do Rio de Janeiro nos anos de 2021 e 2022 e analisar as coberturas vacinais alcançadas por faixa etária, diante da meta ministerial de 90%.
Metodologia Trata-se de estudo descritivo da análise dos dados de vacinação contra a Covid-19 e acompanhamento dos valores de coberturas vacinais (CV) da cidade do Rio de Janeiro, no período de 18 de janeiro de 2021 a 31 de maio de 2022, realizado pela equipe de informação da Coordenação do Programa de Imunizações/SMS Rio. Por meio de tabulações dos bancos de dados dos sistemas Novo SIPNI (nacional) e SRV (municipal) extraiu-se o consolidado para a análise de doses aplicadas e a CV. A população fornecida pelo IBGE e Ministério da Saúde foi base do cálculo da CV atingida e a seleção das variáveis tipo de dose, laboratório fabricante e faixa etárias foram as variáveis de interesse para o estudo.
Resultados As unidades vacinadoras da cidade do Rio de Janeiro aplicaram, de 18 de janeiro de 2021 a 31 de maio de 2022, um total de 16.293.688 doses de vacinas contra a Covid-19, em indivíduos com idade a partir de 5 anos. Alcançando coberturas vacinais de D1 de 93% (6,3 milhões de doses), D2/DU de 93% (5,7 milhões de doses) na população total e 66% (3,4 milhões de doses) de dose de reforço na população acima de 18 anos. Os laboratórios utilizados nas análises foram Pfizer/Comirnaty, Astrazeneca/Fiocruz, Janssen e CoronaVac/Butantan. Com relação à CV de duas doses ou dose única por faixas etárias: 5 a 11 anos (50%), 12 a 17 anos (81%), 18 a 59 anos (99%) e 60 anos e mais (100%).
Conclusões/Considerações O monitoramento diário das doses aplicadas contra a Covid-19 e as análises das CV, apoiaram os gestores municipais nas tomadas de decisão para enfrentamento da pandemia. Propiciou-se Foi possível, ao longo da campanha de vacinação, analisar o avanço gradativo das CV, perceber a diminuição proporcional de casos e realizar ações de diagnóstico de Vigilância em Saúde.
|