SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)
|
40999 - PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS INTEGRADOS DE RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAL E MÉDICA DURANTE PANDEMIA COVID-19 MARIANA NASCIMENTO DE CARVALHO BORGES - UNEB, THADEU BORGES SOUZA SANTOS - UNEB, SILVANA LIMA VIEIRA - UNEB, ROSANA MARIA DE OLIVEIRA SILVA - UFBA
Apresentação/Introdução
O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia gerada pelo COVID-19 que mudou surpreendentemente o comportamento das populações e organizações de saúde. Com a expansão do vírus acarretou impactos sociais, econômicos e para à saúde, repercutindo inclusive no processos de ensino e aprendizagem dos trabalhadores em saúde em formação nos Programas Integrados de Residências Multiprofissional e Médica.
Objetivos O objetivo foi reconhecer possíveis readequações do Projeto Político Pedagógico (PPP), dos Programas Integrados de Residências FESF/FIOCRUZ, a partir das demandas provocadas pelo momento pandêmico da Covid-19.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de fonte documental (regimento interno, manual de serviços e PPP) que serão submetidos a análise de conteúdo e discutidos na perspectiva da constituição do sujeito residente. Toma-se o caso do PIR/FESF/FIOCRUZ, procedeu-se leitura de três documentos oficiais orientadores de readequações do processo ensino-aprendizagem frente a pandemia, especificamente à programas de residências multiprofissionais em saúde e médica, e analisou-se quais necessidades e recomendações implicaram nas praticas de ensino-aprendizagem.
Resultados A partir das recomendações e normativas nacionais, o processo ensino-aprendizagem na pandemia precisou ser reestruturado, bem como os espaços pedagógicos que antes eram presenciais. A adoção do ambiente virtual de aprendizagem implicou em mudanças de práticas de ensino, incorporando a relação interpessoal de modo remoto. Os elementos do processo ensino-aprendizagem comprometidos a formação de sujeitos crítico-reflexivos, protagonismo na construção do conhecimento e desenvolvimento das habilidades do PPP tiveram que ser alinhados à proposta de readequação exigida pedagógica.
Conclusões/Considerações Atualmente enfrentamos os desafios para a implantação e continuidade de programas de residências que, contribuem para a formação do trabalhador em saúde, porque acreditamos em um processo de ensino-aprendizagem em que ocorre no cotidiano, através das suas vivências. Entretanto, com o início da pandemia e diante de todo cenário imposto foi necessário revermos e reinventarmos a estrutura pedagógica dos Programas Integrados de Residências – PIR.
|