Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

40955 - MORTALIDADE POR COVID-19 NO ESTADO DE RORAIMA, NO PERÍODO DE 2020 A 2022
HOSANA CAROLINA DOS SANTOS BARRETO - UFRR, ANA PAULA BARBOSA ALVES - UFRR, SIMONE LOPES DE ALMEIDA - UFRR, KRISTIANE ALVES DE ARAÚJO - UFRR


Apresentação/Introdução
O Estado de Roraima faz fronteira com Venezuela e Guiana Inglesa, e se tornou um dos estados com maior coeficiente de mortalidade por COVID-19 a cada 100 mil habitantes, tendo Boa Vista o município na lista das capitais com piores taxas de contágio e mortalidade por COVID-19 no país.

Objetivos
Diante desse quadro de saúde pública, este estudo tem por objetivo principal analisar o perfil dos óbitos por COVID-19 em Roraima, no período de abril de 2020 a março de 2022.

Metodologia
Este estudo utilizou como base de informações dados secundários coletados no Portal de Transparência da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) do Estado de Roraima e do Ministério da Saúde/Brasil. Os dados analisados foram: óbitos no Brasil, Região Norte, Estado de Roraima e por município de residência no Estado de Roraima, por raça/cor, sexo, nacionalidade, e faixa etária.

Resultados
O Estado de Roraima registrou para périodo um coeficiente de Mortalidade de 480,378 óbitos por 100 mil habitantes, com 571,533 óbitos por 100 mil habitantes na Capital Boa Vista, o que é muito superior à média regional e nacional (316,645 e 349,839 óbitos por 100 mil habitantes, respectivamente). Quanto às variáveis analisadas, raça/cor parda apresentou 63,7% e sexo masculino 58,9%. Cerca de 80% dos óbitos foi entre maiores de 50 anos, e quanto à nacionalidade: 92% eram brasileiros e 6% venezuelanos. Os meses de maior volume de óbitos notificados para COVID-19 foram entre maio e julho, tendo pico em junho que concentrou cerca de 20% dos óbitos registrados.

Conclusões/Considerações
O estudo permitiu identificar a taxa de mortalidade de Roraima em relação aos demais Estados da Federação, assim como conhecer o perfil da população mais afetada por COVID-19 no Estado de Roraima.