Sessão Assíncrona


SA5.3 - ANÁLISES POPULACIONAIS DOS IMPACTOS DA PANDEMIA E MANEJOS NO CUIDADO ÀS POPULAÇÕES AFETADAS (TODOS OS DIAS)

40673 - TELEMONITORAMENTO ODONTOLÓGICO DE GESTANTES DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19 EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA REGIÃO SUDESTE
ADRIANA DRUMMOND DE AGUIAR - UFES, ANA CLÁUDIA CORDEIRO ALVARENGA - UFES, CAROLINE RODRIGUES THOMES - UFES, MARIA HELENA MONTEIRO DE BARROS MIOTTO - UFES


Período de Realização
O período de realização foi compreendido entre novembro de 2021 a março de 2022.

Objeto da experiência
Gestantes telemonitoradas por cirurgiãs-dentistas da Estratégia de Saúde da Família da capital do estado do Espírito Santo, Brasil.

Objetivos
O objetivo desse relato de experiência foi apresentar as experiências vivenciadas por cirurgiãs-dentistas da Estratégia de Saúde da Família durante a pandemia por COVID-19, no Telemonitoramento de gestantes, no município de Vitória, região metropolitana do estado do Espírito Santo.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência com base em uma narrativa que, através da linguagem, performatiza a experiência de singularização, atestada em um dinamismo descentrado da razão, e apta a suportar paradoxos.

Resultados
O Telemonitoramento tem sido utilizado frente a pandemia por COVID-19. As Equipes de Saúde Bucal (ESB) podem utilizar esse tipo de instrumento para realizar atividades que culminam em uma integração junto à equipe multiprofissional no enfrentamento da pandemia. A ESB da Unidade de Saúde da Família Bolivar de Abreu, além de realizar atendimentos eletivos, com a suspensão recomendada por determinado período, também garante suporte assistencial nas interconsultas com outros profissionais de saúde.

Análise Crítica
O Telemonitoramento das gestantes não substituiu a consulta convencional, constituindo-se como um tipo de medida auxiliar que colabora com a ampliação e organização do acesso, sendo seu uso dependente da condição do paciente e do juízo clínico do profissional. Além disso, as gestantes que realizam pré-natal estão sendo acompanhadas pelas ESB e recebendo tratamentos odontológicos, quando necessário.

Conclusões e/ou Recomendações
Constata-se que os desafios impostos pela pandemia por COVID-19 têm nos demonstrado a necessidade de novos cenários conceituais e a exploração de práticas complementares e inovadoras como a Teleodontologia.